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CPTM entregou administração das linhas 8 e 9 para ViaMobilidade com 65% da frota de trens com revisão vencida, diz documento

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou a administração das linhas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a concessionária ViaMobilidade

CPTM entregou administração das linhas 8 e 9 para ViaMobilidade com 65% da frota de trens com revisão vencida, diz documento
CPTM entregou administração das linhas 8 e 9 para ViaMobilidade com 65% da frota de trens com revisão vencida, diz documento

Redação Publicado em 06/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h34


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou a administração das linhas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a concessionária ViaMobilidade com 65% da frota de trens com a revisão vencida.

A informação consta em documento feito pela própria ViaMobilidade, obtido pelo site Diário do Transporte.

O levantamento teria sido feito pela empresa em resposta a questionamentos sobre os constantes problemas operacionais nas duas linhas desde o início da operação, em janeiro deste ano.

Entre os trens com a revisão vencida está o que bateu contra a contenção da plataforma da linha 8-Diamante da Estação Júlio Prestes, no dia 10 de março. Semanas após o acidente, a concessionária informou que ele foi provocado por falta de acionamento do freio. O operador foi demitido da empresa.

Em notas enviadas ao g1, CPTM e ViaMobilidade não negaram a existência do documento e a veracidade do conteúdo.

“A CPTM é a empresa operadora de trens metropolitanos com a frota mais nova de todo o Brasil. Todos os trens dispõem de ar-condicionado e contam com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. O mesmo acontece com os trens que foram emprestados à ViaMobilidade Linhas 8 e 9, cuja idade média da frota é de 11 anos. A vida útil de um trem é de 40 anos. Além disso, todos os trens, tanto os que operam na ViaMobilidade quanto na própria CPTM, passam por manutenção regular para a garantia da segurança dos passageiros e colaboradores”, disse a CPTM.

“O processo de transferência dos trens da CPTM à concessionária foi devidamente validado por Auditoria Independente, sendo que a CPTM atendeu ao especificado no edital de concessão e, inclusive, destacamos que o corpo técnico da concessionária foi treinado ‘in loco’ nas revisões preventivas e atendimento de falhas. Com relação ao acidente na Estação Júlio Prestes, ressaltamos que o divulgado pela imprensa na época é que o maquinista foi responsabilizado pelo ocorrido.”

Já a concessionária informou que “após o processo de transição operacional das Linhas 8 e 9, e conforme previsto em contrato, a ViaMobilidade recebeu um relatório do auditor independente informando as condições da frota. O Poder Concedente também recebeu o relatório sobre o estado dos trens, bem como os possíveis efeitos na prestação de serviço.”

A empresa disse ainda que comprou 36 novos trens para as linhas 8 e 9, e que cada um terá oito carros e capacidade para transportar até dois mil passageiros.

Acumulo de falhas e investigação

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) anunciou em abril que aplicou uma multa de R$ 4,3 milhões à ViaMobilidade. Segundo a pasta, a multa é resultado das sucessivas falhas nas duas linhas, que vêm prejudicando milhares de passageiros.

“Após análise das documentações enviadas pela ViaMobilidade, a STM aplicou as sanções cabíveis em contrato no valor de R$ 4,3 milhões. Dentro do procedimento administrativo já instaurado, cabe recurso por parte da concessionária responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”, disse a secretaria na ocasião.

O Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação no final de março para apurar os problemas nas duas linhas.

Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador.

O ofício assinado pelo promotor de justiça Silvio Antonio Marques também menciona o levantamento realizado pela TV Globo que apontou ao menos 30 falhas em apenas 47 dias de operação.

Por dia, cerca de 500 mil passageiros utilizam a Linha 8-Diamante. Já a Linha 9-Esmeralda atende aproximadamente 600 mil pessoas diariamente.

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G1

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