Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP vai ter terça-feira gelada, com 10°C à tarde

A frente fria que chegou à cidade de São Paulo na noite de segunda-feira (28) torna esta terça-feira (29) gelada, com expectativa de 10°C no período da tarde,

Cidade de SP vai ter terça-feira gelada, com 10°C à tarde
Cidade de SP vai ter terça-feira gelada, com 10°C à tarde

Redação Publicado em 29/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h03


Prefeitura de SP vê possibilidade de recorde de frio do ano.

A frente fria que chegou à cidade de São Paulo na noite de segunda-feira (28) torna esta terça-feira (29) gelada, com expectativa de 10°C no período da tarde, de acordo com o Climatempo.

A madrugada já registrou a temperatura máxima prevista para hoje, mantendo os termômetros em torno dos mesmos 16°C registrados na noite passada.

“No decorrer do dia, o vento frio e o tempo encoberto não vão permitir a chegada do calor, e a temperatura só despenca. Deve estar em torno dos 10°C durante a tarde”, explicou a meteorologista Marina Vieira.

Há a possibilidade de recordes de frio do ano nos próximos dias, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A menor mínima média de 2021 até a publicação desta reportagem aconteceu em 26 de maio, com 9,5ºC na capital.

Semana fria

Esta frente fria, de acordo com a meteorologista do Climatempo, se formou no centro-sul da Argentina, como ocorre frequentemente, mas, desta vez, avançou pelo continente, e não pelo oceano, levando frio a locais geralmente quentes, como Cuiabá, no Mato Grosso, e Rio Branco, no Acre, e demorando um pouco mais para perder a força.

A frente fria deixa São Paulo na quarta-feira (30) em direção ao Rio de Janeiro, e então o tempo começa a se abrir. O processo de reabertura será lento, pois a massa de ar frio que permanece é muito densa, uma área de alta pressão, o que inibe a formação das nuvens e da chuva.

“Essas condições são bem comuns no inverno, quando temos entradas de frente fria, que derrubam mesmo a temperatura. Quando ela se afastar, na quarta-feira, o tempo se abre aos poucos, gradativamente, e esquenta, com manhãs muito frias, tardes um pouco mais amenas, e o retorno do frio à noite. Como vai ser um processo gradual, dá para dizer que é uma semana em que o frio vai predominar”, explicou a meteorologista.

“A combinação de ar frio, pouco vento e ausência de nuvens favoreceu a acentuada queda da temperatura durante a última noite e a madrugada”, explica Thomaz Garcia, meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo. “Essa massa de ar frio e seco, além de produzir recordes consecutivos de mínimas mais baixas, provoca grande amplitude térmica e baixos índices de umidade nas horas de maior aquecimento”, complementa Garcia.

Confira abaixo as temperaturas esperadas para os próximos dias, segundo o Climatempo.

  • Terça-feira: mínima de 10°C, máxima de 16°C
  • Quarta-feira: mínima de 8°C, máxima de 16°C
  • Quinta-feira: mínima de 7°C, máxima de 18°C
  • Sexta-feira: mínima de 9°C, máxima de 21°C.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias