Diário de São Paulo
Siga-nos
Esperança

Chuva no RS diminui de intensidade e lago Guaíba registra menor nível

Leve queda no nível do lago Guaíba e chegada de frente fria traz esperança para recuperação no estado

Guaíba chega a 3,49 metros - Imagem: Reprodução / Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Guaíba chega a 3,49 metros - Imagem: Reprodução / Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 02/06/2024, às 16h22


O nível do Lago Guaíba atingiu 3,49 metros às 7h15 deste domingo (2), marcando a menor medição em um mês, conforme dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Este é um sinal positivo após as severas inundações que afetaram a região desde o início de maio. A medição, realizada na régua da Usina do Gasômetro em Porto Alegre, mostra uma redução significativa em comparação aos 3,69 metros registrados em 2 de maio, quando o lago ultrapassou a cota de inundação de 3,60 metros.

Nas últimas 24 horas, o nível do Guaíba caiu sete centímetros, de 3,56 metros às 7h de sábado (1º) para 3,49 metros nesta manhã. Apesar de ainda estar acima da cota de alerta de 3,15 metros, o recuo indica que o lago voltou ao seu leito normal, afastando o risco imediato de novos transbordamentos.

As inundações causaram uma tragédia de grandes proporções no Rio Grande do Sul. A calamidade resultou na morte de 171 pessoas, deixou 43 desaparecidas, feriu 806 e desabrigou mais de 617,9 mil residentes. Cerca de 473 municípios dos 497 existentes no estado sofreram algum tipo de dano, gerando bilhões de reais em prejuízos econômicos e estruturais.

Retorno das chuvas

Enquanto o nível do Guaíba mostra sinais de estabilização, uma nova frente fria começou a afetar o estado neste domingo, trazendo chuva de fraca intensidade para algumas regiões. Segundo a Climatempo, áreas como oeste, campanha, sul, centro, vales e Porto Alegre poderão experimentar precipitações isoladas. Entretanto, nas missões, noroeste, norte, nordeste e serra, o tempo deve permanecer firme.

Os volumes de chuva esperados não são significativos, e não há previsão de novos temporais. Os ventos, porém, devem variar consideravelmente, com velocidades entre 71 e 90 km/h no sul, 51 a 70 km/h na campanha e sudeste, e 40 a 50 km/h no oeste, leste, Porto Alegre, vales e nordeste do estado.

Na segunda-feira (3), o clima deve ficar mais nublado e chuvoso no litoral norte, vales e Região Metropolitana de Porto Alegre. Regiões como missões, noroeste, norte, sudeste e serra podem enfrentar chuvas a qualquer momento, enquanto o sol aparecerá entre muitas nuvens na fronteira oeste, campanha e sudoeste, sem previsão de chuvas significativas.

Revisão das cotas de inundação

Devido às enchentes históricas de maio, o governo do Rio Grande do Sul revisou as cotas de inundação do Guaíba. Em 28 de maio, a cota de inundação foi ajustada para 3,60 metros, em contraste com a cota anterior de 3 metros. A cota de alerta também foi elevada, de 2,50 para 3,15 metros. Uma régua emergencial foi instalada na Usina do Gasômetro, substituindo a anterior no Cais Mauá que apresentou problemas.

Essas revisões não alteram as medições passadas, como o recorde de 5,35 metros registrado em 5 de maio, mas fornecem um novo parâmetro para futuras comparações e alertas.

Compartilhe  

últimas notícias