Diário de São Paulo
Siga-nos

Agentes recolhem nove caminhões de lixo de casa em Rio Preto

Agentes de saúde de São José do Rio Preto (SP) estão desde quarta-feira (1º) fazendo uma faxina em uma casa no Jardim Soraya. Eles só tiveram autorização para

Agentes recolhem nove caminhões de lixo de casa em Rio Preto
Agentes recolhem nove caminhões de lixo de casa em Rio Preto

Redação Publicado em 02/02/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h46


Agentes só conseguiram entrar no local após decisão judicial.
No ano passado, a Justiça autorizou a limpeza em 26 imóveis.

Agentes de saúde de São José do Rio Preto (SP) estão desde quarta-feira (1º) fazendo uma faxina em uma casa no Jardim Soraya. Eles só tiveram autorização para entrar no local depois de pedir para Justiça. Até a manhã desta quinta-feira (2) já foram retirados nove caminhões de lixo e o trabalho vai até o fim do dia. Ao todo, segundo os agentes, são 30 toneladas de material.

A casa estava cheia de entulho e essa limpeza faz parte de uma série de medidas adotadas pela prefeitura para combater o avanço da dengue e de outras doenças também.

Dentro da casa tinha colchão, fogão, bicicletas, lixo, entulhos. Foi preciso um trator e caminhões para levar todo o lixo embora. Quem comemorou a ação foram os vizinhos. “É insuportável a situação, a gente vive dedetizando a casa e mesmo assim vem barata, rato, a minha casa é limpa, minha mãe já pegou dengue, os vizinhos também já pegaram dengue”, afirma a comerciante Alessandra Brida.

Foi preciso um trator para recolher toda a sujeira (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Foi preciso um trator para recolher toda a sujeira (Foto: Reprodução/ TV TEM

Essa tem sido uma das medidas usadas pela prefeitura para acabar com áreas de risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti. No total a prefeitura monitora 250 casas que estão nessa situação. No ano passado, a Justiça autorizou a limpeza em 26 imóveis.

“A primeira abordagem é orientar a pessoa sobre a importância da preservação da limpeza, da saúde, dela e das pessoas que moram em volta. Caso não conseguimos mudar o cenário, nós entramos com uma ação judicial”, afirma Abner Alves, gerente do Departamento Ambiental de Rio Preto.

O mês de janeiro acabou com 16 casos de dengue na cidade, um número bem menor do que o registrado em janeiro de 2016, com mais de 1.800 casos.

Casa estava cheia de material e tudo será recolhido (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Casa estava cheia de material e tudo será recolhido (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias