Diário de São Paulo
Siga-nos

Exposição imersiva em SP aborda o mundo dos cães e revela que latido ‘au-au’ não é universal

Imagem Exposição imersiva em SP aborda o mundo dos cães e revela que latido ‘au-au’ não é universal

Redação Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h34


Até o final de julho, moradores e visitantes da capital paulista podem mergulhar no universo dos cães para descobrir como os melhores amigos do homem enxergam e percebem o mundo.

A mostraem cartaz “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual” também busca desvendar a relação entre seres humanos e cães, desde os primórdios, em uma viagem com diversão e ciência, repleta de efeitos especiais, projeções, sons e cores.

Mooca Plaza Shopping, na Zona Leste de São Paulo abriga a exposição em circuito expositivo arquitetado para receber tutores e pets juntos. O espaço é composto por seis ambientes temáticos, que vão misturar um passeio pela história das raças caninas, a relação com os humanos e até enxergar o mundo pela perspectiva deles.

Em uma das salas, o jogo do match serve para descobrir qual raça o visitante mais se parece a partir de respostas de um quiz.

Os visitantes da mostra também podem fazer um passeio pelo mundo para descobrir como é o “au- au“, expressão popularmente conhecida no Brasil para representar o som do latido dos cães, em outros países.

Uma outra ala da mostra permite colocar o humano, de fato, no lugar dos cães, por meio de experiências sensoriais: de olfato, visão e audição.

A exposição é gratuita e vai até 31 de julho. O horário de funcionamento é de terça a domingo (veja os horários abaixo).

Criança toca em tela interativa de Exposição Imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual”  — Foto: Divulgação

Criança toca em tela interativa de Exposição Imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual” — Foto: Divulgação

A exposição tem a curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky, que convive com cães desde a infância. Segundo ele, o trabalho busca aliar tecnologiae entretenimento para disseminar informações e ampliar conscientização sobre temas como adoção, guarda responsável, saúde canina, entre outros.

A consultoria técnica fica a cargo da coordenadora Ana Claudia Balda e do professor Ricardo Duarte, do curso de veterinária da FMU. Em um programa especial de monitoria, alunos da instituição estarão no evento para auxiliar o público, compartilhando conhecimento e experiências.

‘Ambientes instagramáveis’

Em mais de 200 metros quadrados, o circuito de visitação proporcionam experiências como enxergar o ambiente com as cores da visão canina, compreender, através de vídeos e animações, como ocorreu a domesticação há milhares de anos, e aprender como os cães contribuíram com civilizações antigas, além de seu papel na sociedade contemporânea e sua presença e diferentes características em muitos países.

As crianças poderão traduzir em desenhos a arte da amizade sem igual, em um espaço especialmente dedicado a proporcionar essas expressões artísticas. Os ambientes são todos instagramáveis e podem gerar conteúdos para os visitantes, além de influenciadores e os “pet influencers”.

Espaço interativo em Exposição imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual” em SP — Foto: Divulgação

Espaço interativo em Exposição imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual” em SP — Foto: Divulgação

Serviço

“Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual”

  • Data: de 08 de junho a 31 de julho de 2022
  • Onde: Mooca Plaza Shopping – R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Vila Prudente, São Paulo – SP, 03126-000
  • Funcionamento: Terça a domingo
  • Horários: Terça a sexta (12 às 20h) / Sábado (10h às 22h) / Domingos e feriados (12h às20h)
  • Ingressos: bileto.sympla.com.br/event/72751
Compartilhe  

últimas notícias