Diário de São Paulo
Siga-nos
Censo

Brasil tem 1,3 milhão de quilombolas, diz IBGE

O Nordeste concentra quase 70% dessa população, com destaque para a Bahia e o Maranhão

1,3 milhões de pessoas se identificam como quilombolas. - Imagem: reprodução I Freepik
1,3 milhões de pessoas se identificam como quilombolas. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 27/07/2023, às 17h44


Nesta quinta-feira (27), foram divulgados dados inéditos sobre a população quilombola no Brasil: são aproximadamente 1,3 milhões de brasileiros que se identificam como quilombolas.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mais de 30% das cidades do país têm moradores quilombolas. 

De acordo com informações do portal G1, é a primeira vez que o órgão conclui mais detalhes do assunto através de questionários. 

No Brasil, o número de 1,3 milhões de pessoas que se identificam como quilombolas, representa 0,65% da população total do país. 

Há quilombolas em quase todos os estados -menos Acre e Roraima-, sendo que o Nordeste concentra quase 70% dessa população, com destaque para Bahia e o Maranhão. 

Historicamente, os quilombos eram espaços onde viviam pessoas escravizadas em fuga, se tornando o local um espaço de liberdade.

A nomeclatura ''comunidades remanescentes de quilombos'' apareceu a partir da Constituição de 1998, que posteriormente foi substituída pelo termo ''quilombola''. 

Uma pessoa que se autodetermina quilombola tem, portanto, laços históricos e ancestrais de resistência com a comunidade e com a terra em que vive.

Compartilhe  

últimas notícias