Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Coragem e um fio de cabelo

Mulheres iranianas de hijab. - Imagem: Pixbay
Mulheres iranianas de hijab. - Imagem: Pixbay

Rodrigo Sayeg Publicado em 08/11/2022, às 09h36


Acabamos de passar por um período eleitoral bem acirrado. Ainda há notíciasde ânimos agitados nas ruas, porém, na coluna de hoje gostaria de falar de uma outra luta. Uma universal, em busca dos direitos humanos básicos, os quais são injustamente negados em razão do sexo.

Vamos falar do Irã. Antes de mais nada, é o caso de fazer um disclaimer de que é necessário se respeitar a cultura de qualquer localidade, mas não se pode permitir uma sistemática quebra dos direitos humanos de outros sob o véu do multiculturalismo.

Assim, vamos falar da história que está movimentandoàquela nação. A morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que morreu após ser detida pela polícia da moral do Irã, supostamente por usar seu hijab de forma inadequada. Um fio de cabelo definiu a vida ou a morte de uma pessoa. O simples fato dela ser mulher, legitimou um assassinato sancionado pelo Estado local.

Só que após essa tragédia, foi inspirada a coragem, pois, após a morte desta jovem desencadeou protestos em todo o país que já duram semanas. O medo e a intimidação estão perdendo espaço, diante do fato de que inúmeros iranianos estão arriscando suas vidas em busca da liberdade e igualdade, o que despertou esperança entre muitos de que a mudança está chegando.

É o momento da queda do muro de Berlimdaquela nação, um momento de luta e conquista que pode desencadear uma época de liberdade para o Irã.

Tudo isso infelizmente está passando desapercebido. Por isso, nessa coluna quis dedicar uns minutos, para lembrar o brasileiro que há lutas no mundo pelos direitos básicos de grupos marginalizados, e que é nossa obrigação apoiarmos aqueles que lutam para resgatar aqueles que foram deixados para trás.

Compartilhe  

últimas notícias