Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Museu da Diversidade Sexual promove evento celebrando os 35 anos de luta contra o HIV e AIDS

Ação conta com seminário, sarau e terá distribuição de kits de prevenção à ISTs

Ação conta com seminário, sarau e terá distribuição de kits de prevenção à ISTs - Imagem: Divulgação
Ação conta com seminário, sarau e terá distribuição de kits de prevenção à ISTs - Imagem: Divulgação
Analice Nicolau

por Analice Nicolau

Publicado em 01/12/2023, às 16h00


No próximo dia 1º de dezembro acontece em São Paulo o evento “35 Anos da Luta sobre a Conscientização do HIV e AIDS” promovido pelo Museu da Diversidade Sexual, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com o apoio da ONG Travas da Sul Rede Sociocultural e da OAB. A atividade terá um seminário que aprofundará o debate relacionado à luta de conscientização sobre HIV e AIDS no Brasil e um sarau com diversas performances da comunidade LBGTQIAPN+. A ação acontece das 14h às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro.

A mesa redonda terá a participação de Thais Azevedo, presidente do Grupo Pela Vida; Marcelo Martins Ximenez Gallego, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Gabriel Trova, doutor em Infectologia da UNIFESP; e Marisa Bueno, diretora de Equipamento do Museu da Diversidade Sexual.

Também haverá a distribuição de insumos para prevenção de ISTs por Jhennypher Santine, representante do Programa Plantão Jovem. Além disso, o sarau contará com performance da Travas da Sul Rede Sociocultural, organização sem fins lucrativos que promove ações por e para a população LGBTrans periférica desde 2019, com a participação de Luana Uchoa (mestre de cerimônia), Franny Tybyra (Tia Franny), DJ Onika, Marquezs e Izabella Safira.

Dezembro Vermelho 

No dezembro vermelho é homenageado o Dia Internacional da Luta contra a AIDS que é lembrado anualmente em 1º de dezembro. A data foi escolhida em homenagem à morte de Robert Rayford, um homem gay que morreu de AIDS em 1987. Rayford era um ativista da comunidade LGBTQIAPN+ e seu funeral foi um importante momento de conscientização sobre a doença.

“35 Anos da Luta sobre a Conscientização do HIV e AIDS” promovido pelo Museu da Diversidade Sexual
Imagem: Divulgação

A AIDS é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV ataca o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a infecções oportunistas. A doença foi identificada pela primeira vez em 1981, nos Estados Unidos. Desde então, espalhou-se por todo o mundo, causando milhões de mortes.

No Brasil, o primeiro caso de AIDS foi registrado em 1982, em um homem gay de São Paulo. Atualmente a AIDS é a principal causa de morte entre jovens de 20 a 39 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 900 mil pessoas vivem com HIV no país.

Emilia Paiva, diretora executiva do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, afirma que a conscientização sobre a AIDS é essencial para a luta contra a doença.

“A AIDS é uma doença que ainda é muito estigmatizada e marginalizada”, afirma Paiva. “Por isso, é fundamental que haja campanhas de conscientização que promovam a educação e a informação sobre a doença.”

HIV e AIDS 

HIV e AIDS são duas condições médicas diferentes, mas relacionadas. A principal diferença entre elas é que o HIV é a infecção pelo vírus, enquanto a AIDS é o estágio avançado da infecção. O HIV pode ser transmitido por meio de contato sexual desprotegido, compartilhamento de agulhas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. A AIDS não pode ser transmitida por contato casual, como aperto de mão, abraço ou beijo.

Atualmente, não há cura para o HIV, mas existem medicamentos antirretrovirais que podem controlar a infecção e prevenir a progressão para a AIDS. Com o tratamento adequado, as pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida longa e saudável.

Desafios 

Apesar dos avanços no tratamento da AIDS, ainda existem desafios a serem enfrentados. Um dos principais é o estigma associado à doença. As pessoas que vivem com HIV ainda são discriminadas e marginalizadas.

Outro desafio é o acesso ao tratamento. No Brasil, o tratamento antirretroviral é gratuito para todas as pessoas que vivem com HIV. No entanto, nem todas as pessoas têm acesso ao tratamento. Por isso a importância de ações de conscientização. Sobre isso, Paiva a destaca parceria do MDS a AHF Brasil que aconteceu no decorrer de agosto na região da República em São Paulo.

“A parceria com a AHF Brasil é um exemplo de como o MDS trabalha para conscientizar a comunidade LGBTQIAPN+ sobre a AIDS, fizemos um mutirão levando informação sobre prevenção e tratamento para a população do centro da cidade”, afirma Paiva. “A AHF é uma organização com grande expertise no combate à doença e sua parceria é fundamental para o nosso trabalho.”

A AIDS é uma doença que pode ser prevenida e tratada. A prevenção é feita por meio do uso de preservativos e da redução do número de parceiros sexuais. O tratamento é feito com medicamentos antirretrovirais, que permitem que as pessoas que vivem com HIV tenham uma vida longa e saudável.

Ações para o combate à AIDS no Brasil 

O Ministério da Saúde do Brasil tem realizado diversas ações para o combate à AIDS, incluindo a distribuição gratuita de medicamentos antirretrovirais para pessoas que vivem com HIV, realização de campanhas de conscientização sobre a AIDS e o fortalecimento da rede de atendimento e assistência às pessoas que vivem com HIV.

Serviço: 

“35 Anos da Luta sobre a Conscientização do HIV e AIDS” 

Data: 1º de dezembro de 2023

Horário: 14h às 18h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Número de vagas: previsão de 60 pessoas

Link de inscrição: Link 

Compartilhe  

últimas notícias