Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

VIOLÊNCIA: O Que Aconteceu Com A Humanidade?

VIOLÊNCIA: O Que Aconteceu Com A Humanidade? - Imagem: Freepik
VIOLÊNCIA: O Que Aconteceu Com A Humanidade? - Imagem: Freepik
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 07/03/2023, às 08h10


É o fim do mundo! Apocalipsenow! Onde iremos parar?! Não acredito! Como isso é possível?!

O tom de perplexidade contido nessas frases descreve muito bem como muitos se sentem ao assistir a alguns noticiários. Ainda que se tenha um bom suporte emocional, há crimes, cuja reportagem o telespectador ou ouvinte não dá conta de acompanhar até o final, tamanha crueldade e grau de banalização da vida com que foram cometidos.

Ainda que alguns veículos de comunicação se orgulhem de serem mensageiros do caos, boa parte da população ainda demora a acreditar em alguns dos fatos noticiados, mesmo já tendo ouvido casos como os do goleiro Bruno (que assassinou a namorada), do assassinato brutal do sócio-proprietário da indústria alimentícia Hikari, Suzane von Richthofen (condenada pelo assassinato dos próprios pais) e o da então deputada Flordelis (que arquitetou o assassinato do marido em junho de 2019).

E quando se pensa que já viu de tudo, surge outra prova da banalidade com que se tem lidado com a vida. Recentemente, a mídia divulgou um crime que chocou os moradores de Sinop, no Mato Grosso: dois homens matam sete pessoas após, supostamente, serem alvo de piada por perderem jogo de sinuca. O crime ocorreu na terça-feira (21).

Outro crime, ocorreu no mesmo dia, desta vez em Goiânia, município de Goiás. Segundo informou a Polícia Militar do Estado, o homem, cuja identidade não foi revelada, ateou fogo em três membros da família ― a mãe, a irmã e o cunhado ―, após discussão, que segundo a mãe do suspeito foi motivada pelo fato de o pai haver feito um depósito de 10 mil reais na conta da filha.

Entender o que leva um ser humano a tirar a vida de outro, de forma aviltante e violenta, e fazê-lo por motivos tão fúteis (ainda que nenhum motivo justifique nem explique atentar contra o próximo) é algo difícil de lidar.

A busca pela felicidade a qualquer preço se apresenta como um dos fatores que podem motivar diversos tipos de crimes, já que qualquer coisa ou pessoa que se apresente como impedimento para a felicidade, conforme pensam alguns, deva ser eliminado.

Outro fator, ficou por conta do crescente número de acometimento de pessoas por transtornos psicológicos e de ordem psiquiátrica, quadro que esse exacerbado durante a pandemia. Tais indivíduos mostram-se mais vulneráveis tanto a protagonizar atos de violência quanto a serem vítima deles. Prova disso foi que, durante e pós-pandemia, as denúncias de violênciadoméstica chegaram a números assustadores. Só em 2020, o Ligue 180 registrou aumento de 36% em casos de violência contra a mulher e o número de denúncias aumentou em 50%.

Dados da Secretaria da Segurança Pública dão conta de que, na comparação de janeiro 2022 com janeiro 2023, os casos de estupros aumentaram 14,9% (passando de 921 para 1.058); os homicídios dolosos, 5,9% (de 236 para 250); estupro de vulnerável, 9,2% (de 706 para 771), no estado de São Paulo.

Uma das piores coisas que pode ocorrer ao ser humano é perder sua humanidade, pois essa é a sua essência, é quem ele é; e ser humano compreende também, e ainda que não de forma perfeita, ser compassivo, importar-se com seu semelhante, dividir o pão. Apesar de acometida pelo pecado, cada pessoa carrega em si a imagem de Deus, e Deus é bom. Entretanto, sabe-se, pela Bíblia Sagrada que, no final dos tempos, surgiriam dias difíceis em que as pessoas seriam “amantes de si mesmas, avarentas, presunçosas, soberbas [...] sem amor [...]”[1].

Se você, caro leitor, tiver o mínimo de curiosidade, leia o texto completo de 2Timóteo para ver mais detalhes a respeito dos últimos dias. Você perceberá que ele apresenta o fiel retrato dos nossos dias, já que pessoas matam umas às outras por qualquer motivo e por tão pouco, às vezes, por um aparelho celular, por ciúmes infundado, por quaisquer poucos reais (R$).

Que Deus tenha misericórdia do Brasile do mundo.

Que as pessoas se voltem para Deus e retomem a imagem dele em si.

__________

[1] 2Timóteo 3; Bíblia Almeida Corrigida Fiel

Compartilhe  

últimas notícias