Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O Preço da Aceitação: A Perigosa Dinâmica dos Desafios Virais

Esra Haynes, de Melbourne, Austrália. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Esra Haynes, de Melbourne, Austrália. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 19/04/2023, às 08h52


Nos últimos anos, os desafios virais tornaram-se cada vez mais populares entre os adolescentes. Infelizmente, a participação nesses desafios tem resultado em consequências muito graves, ou fatais. Recentemente, no dia 14/04 deste ano, uma menina australiana de 13 anos morreu após participar de um desses desafios, portanto, nosso objetivo é trazer uma breve reflexão sobre o perigo que eles representam.

O desafio em questão consiste em inalar um desodorante, que obviamente, possui produtos químicos nocivos ao ser humano. Infelizmente, a menina não resistiu e acabou falecendo vítima de uma parada cardíaca. Essa tragédia serve como alerta para todos os adolescentes e seus pais sobre os perigos desses tantos desafios apresentados na internet.

O mais lamentável é que, não é a primeira vez que vemos consequências trágicas resultantes de desafios virais. Anteriormente, vários adolescentes brasileiros também morreram após inalar desodorantes e aerossóis, como tarefa de um dos desafios. Exemplo disso é o caso de uma menina de 8 anos, que faleceu em São Paulo no dia 22/12/22, depois de inalar o gás do desodorante. Infelizmente, a lista continua: um menino de 10 anos em Belo Horizonte no dia 30/08/22, outro de 12 anos em Minas Gerais no dia 08/10/2020 e, recentemente, no dia 13/04/2023, uma adolescente em Foz do Iguaçu também faleceram em situações semelhantes.

Mas... o que leva os adolescentes a participarem desses desafios? O desejo de se sentirem incluídos e aceitos por seus pares? Ou talvez o tédio e a falta de atividades mais saudáveis e construtivas para preencher seu tempo. Mas, seja qual for a razão, é importante que os pais conversem com seus filhos sobre os perigos desses desafios e os ajudem a promover um senso de responsabilidade e discernimento em relação às suas escolhas, incentivando--os a conversarem com os pais, à leitura da Palavra de Deus, a estabelecerem relacionamentos e práticas esportivas sadias, à participação em cultos e estudos bíblicos, ou até mesmo em eventos e acampamentos para jovens e adolescentes da igreja.

Em um artigo intitulado "O Imbecil Juvenil", o escritor e filósofo Olavo de Carvalho chama a atenção para a influência dos grupos de pares na vida dos jovens. Ele afirma que, muitas vezes, os adolescentes são influenciados por um desejo de se enquadrar em um grupo e se tornarem aceitos, mesmo que isso signifique seguir modismos ou ideias insensatas. Esse fenômeno pode ser visto nos desafios virais, onde a participação é muitas vezes motivada pela pressão social e pelo desejo de ser visto como parte de um grupo popular. No entanto, como Olavo afirma que, essa busca por popularidade pode levar os jovens a fazer escolhas tolas e perigosas, daí a importância dos pais ajudarem seus filhos a fazerem escolhas boas e responsáveis.

Diante disso, é importante lembrá-los do alerta bíblico: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1Coríntios 6:12). Essas palavras podem ajudá-los nas escolhas sábias e decisivas de suas vidas, para que sejam evitadas muitas consequências perigosas e trágicas.

Os desafios virais podem parecer divertidos e inofensivos, mas a realidade é que eles têm consequências graves, e muitas vezes fatais. É imprescindível que tomemos medidas para evitar a participação de nossas crianças, adolescentes e jovens nesses desafios, para isso, manter a via de diálogo aberta e demonstrar que está à disposição para ouvi-los e acolhê--los é imprescindível.

___________

Fontes:

https://pleno.news/mundo/menina-de-13-anos-morre-apos-participar-de-desafio-viral.html

https://ricmais.com.br/seguranca/desafio-do-desodorante-menina-de-8-anos-morre-apos-inalar-o-gas/

https://expresso.estadao.com.br/naperifa/desafio-do-desodorante-menino-de-10-anos-morre-em-bh-apos-inalar-aerosol/

https://www.metropoles.com/brasil/desafio-do-desodorante-menino-de-12-anos-morre-apos-inalar-produto

https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/04/13/adolescente-tem-parada-cardiorrespiratoria-e-morre-apos-inalar-desodorante-aerossol-em-foz-do-iguacu-diz-policia.ghtml

Compartilhe  

últimas notícias