Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Estado Islâmico ataca civis em show na Rússia e deixa mais de 130 mortos e mais de 140 feridos

Estado Islâmico ataca civis em show na Rússia e deixa mais de 130 mortos e mais de 140 feridos - Imagem: Reprodução | Youtube - Sota Vision TV
Estado Islâmico ataca civis em show na Rússia e deixa mais de 130 mortos e mais de 140 feridos - Imagem: Reprodução | Youtube - Sota Vision TV
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 25/03/2024, às 08h45


O terrorismo praticado por diversos grupos mulçumanos tem se intensificado em ataques cada vez mais cruéis. Na última sexta (22), um grupo de civis foi atacado a tiros de forma cruel.

Era um dia normal em que pessoas compareceram a uma casa de shows para ver alguns de seus artistas prediletos. Enquanto aguardavam o início do show da banda russa Picnic, a principal atração da noite, que se apresentaria na Crocus City Hall, uma famosa casa de espetáculos localizada em Krasnogorsk, na região de Moscow, diversos civis foram atingidos.

Informações dão conta de que, pelo menos 5 homens armados com rifles e trajando roupas de combate começaram os ataques no saguão da casa de show e adentraram o local disparando na direção do público. Até o momento, o ataque resultou em mais de 130 pessoas mortas além de mais de 140 feridos. E a tragédia poderia ser maior já que a Crocus é conectada a um shopping, e mais de 6 mil ingressos haviam sido vendidos.

Confirmando as declarações dos Estados Unidos, o grupo afiliado do Estado Islâmico, conhecido também como Isis, reivindicou a autoria dos ataques, como se atacar pessoas inocentes e desarmadas fosse algo de que se orgulhar.

O serviço de segurança russo informou ao presidente Vladimir Putin que 4 desses homens foram presos com outras 5 pessoas.

Em um pronunciamento realizado neste sábado (23), Putin declarou que este domingo será decretado como dia oficial de luto, afirmou que os culpados serão devidamente punidos e garantiu que todos os criminosos foram capturados.

De acordo com o presidente russo, os criminosos teriam tentado fugir em direção à Ucrania, mas não tiveram sucesso em sua empreitada, pois o país teria reforçado a segurança.

Putin denominou o ataque de “Ato terrorista bárbaro” e afirmou que inimigos não terão êxito nas tentativas de dividir o país.

Vídeos circulam pelas redes sociais mostrando cenas de atiradores e pessoas atingidas caindo ao chão e sobre as poltronas. É possível ver também diversas pessoas correndo, na tentativa de fugir dos tiros que eram disparados indiscriminadamente.

Os criminosos teriam utilizado também um líquido inflamável para provocar incêndio em alguns pontos do local.

O grupo que protagonizou o ataque também é chamado Isis-K oi Isis-Khorasan, e vem empreendendo tentativas de estabelecer um califado islâmico em lugares como Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão, Irã.

Conforme informações de Colin Clarke, especialista em terrorismo do New York Times, “O Isis-K está focado na Rússia há dois anos” e acusa o Kremlin de ter as mãos manchadas com sangue mulçumano, uma referência às intervenções dos russos na Síria, Afeganistão e Chechênia.

Os atiradores, em sua crueldade, acertaram propositadamente muitas crianças que, acompanhadas de seus pais, participavam de uma competição de dança de salão, quando os tiros começaram, informou uma autoridade local de Moscou, em entrevista concedida a uma agência russa de notícias.

Além dos tiros disparados, ocorreu também um incêndio provocado pelo líquido inflamável utilizado pelos terroristas. As chamas tomaram o telhado e a fachada do shopping, e as chamas e a fumaça podiam ser vistas de longe. Muitos morreram vítima dos tiros, mas houve quem tenha falecido em decorrência de ter inalado a fumaça tóxica.

O terrorismo não tem outra causa senão assassinar pessoas, especialmente, cristãos, embora não exclusivamente.

Que Deus proteja seu povo.

Que justiça seja feita.

Compartilhe  

últimas notícias