Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Entre bunkers e abrigos: Civis Israelenses se Resguardam, Enquanto a Tecnologia de Defesa de Israel luta contra o Ódio incontrolável do Irã

Ataques em Jerusalém - Imagem: Reprodução | X (Twitter)
Ataques em Jerusalém - Imagem: Reprodução | X (Twitter)
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 15/04/2024, às 06h25


Após o ataque ao consulado iraniano na Síria, no dia 01/04, perpetrado por Israel em resposta aos planos estratégicos iranianos que há muito tempo vem se aperfeiçoando e consolidando para atacá-lo, o Irã, conhecido por seu profundo e arraigado ódio por Israel, lançou uma ameaça de retaliação, prometendo uma resposta à altura, que veio no último sábado, 13, com um ataque de drones e mísseis lançados contra Israel. Este mais recente episódio é apenas um dos capítulos de uma saga de violência e ódio desenfreados que ainda terá muitos desdobramentos, pois o regime iraniano não só insiste em financiar e coordenar grupos terroristas em uma tentativa de dominar a região, visando minar a estabilidade e a segurança de Israel, como também agora o ataca de forma direta.

As Forças de Defesa de Israel demonstraram uma vez mais a formidável preparação e capacidade de resposta diante de ameaças e ataques. Equipadas com tecnologia avançada, como o sistema "Domo de Ferro", as forças israelenses conseguiram interceptar a maioria dos mísseis e drones inimigos, protegendo assim sua população civil e garantindo a segurança do país.

Essa eficácia é amplificada pelo apoio e investimento contínuo dos Estados Unidos e de outras nações aliadas, que reconhecem a importância estratégica de Israel na região. No entanto, o Irã não hesitou em ameaçar e continuar seus ataques contra Israel, caso os Estados Unidos continuem a apoiá-lo.

O aiatolá Khamenei, com toda sua arrogância e destilando ódio, ousou desafiar os EUA, advertindo-o a não se intrometer nos assuntos da região. Enquanto isso, em Israel, o som dos alertas de ataques aéreos ecoa pelas cidades, levando os habitantes a correrem para se refugiar em abrigos e bunkers temendo pela própria vida. Esse terror constante é infligido pelo Irã e seus aliados terroristas, que não têm escrúpulos em atacar civis inocentes em sua busca incessante pela eliminação de Israel.

Já em terras tupiniquins, a cena mais indignante do momento é o ex-presidiário que está no comando do (des)governo brasileiro, se recusando a condenar o Irã e seus atos de terrorismo, chamando, de forma vergonhosa o ataque dos drones e mísseis, de “envio”, como se fosse uma cartinha enviada pelo correio do Irã, a um país vizinho. Em vez de enfrentar o problema de frente e chamar as coisas pelo nome, Lula parece deleitar-se quando algo assim acontece, pois está acostumado a “passar panos quentes” para regimes totalitários e terroristas, ignorando o sofrimento causado à população que neles vivem.

Enquanto isso, esperamos que a comunidade internacional tenha uma maior consciência da gravidade desses enfrentamentos e da enorme possibilidade deles tomarem proporções gigantes a tal ponto de estalar uma 3ª Guerra, e que ela possa permanecer vigilante e unida em sua condenação às ações do Irã, trabalhando para garantir a paz e a estabilidade na região. O antissemitismo, o ódio e a vingança só servem para perpetuar o ciclo de violência e devem ser combatidos não só com determinação e firmeza por parte da comunidade internacional, mas também com nossas orações e súplicas pelo povo de Israel.

Digno de nota é a “Nota de Repúdio” expedida pelo senador Carlos Viana, nesta data, que em atitude corajosa e representativa dos cidadãos brasileiros de bem, manifestou sua indignação para com os ataques do Irã a Israel, chamando-os pelo nome devido: “uma clara violação do direito internacional” que “colocam em risco a segurança nacional e a estabilidade da região”. O senador expressou também “solidariedade inabalável a Israel e seu povo”, relembrando com destaque que “O direito de Israel à autodefesa é inalienável e deve ser plenamente respeitado pela comunidade internacional”

“Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: haja paz em ti!” (Salmos 122:6-8)

Compartilhe  

últimas notícias