Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

DE REPENTE: Quando O Ordinário Se Torna Extraordinário

Capela da Universidade de Asbury. - Imagem: Reprodução | Twitter
Capela da Universidade de Asbury. - Imagem: Reprodução | Twitter
Agenor Duque

por Agenor Duque

Publicado em 02/03/2023, às 08h02


Há anos, a Igreja de Jesus, no Brasile no mundo, tem clamado a Deus por um reavivamento. Muito tem sido pregado sobre a presença de Deus manifesta no meio do seu povo e a respeito da necessidade de buscarmos ao Senhor e ter mais fome dele.

Nos últimos dias, uma notícia tem se espalhado nas redes sociais e se destacado no meio cristão: um culto realizado semanalmente por jovens alunos, na capela da Universidade de Asbury, começou no dia 08 e seguiu, ininterruptamente, por 13 dias. Neste período, mais de 50 mim pessoas foram impactadaspelo poder de Deus, na cidade de Kentucky, num período de 13 dias. O jornal local, o The Asbury Collegian, traz o relato de uma jornalista que afirmou sentir-se tocada pelas orações e pregações que presenciou enquanto cobria o evento.

Muitos avivamentos aconteceram na história da igreja cristã. Segundo Ranieri Costa, jornalista e teólogo, os avivamentos apresentam três marcas: arrependimento, presença de Deus e derramamento do Espírito Santo, e têm como consequência ações práticas, que geram um compromisso com a causa dos mais vulneráveis.

A própria Universidade de Asbury já vivenciou reavivamentos em outros momentos de sua história, destacadamente o ocorrido em 1970, cujas consequências foram de longo alcance, inclusive na cultura norte-americana e na criação do Jesus Movement, movimento cristão que objetivava trazer avivamento para os EUA e conquistar vidas para Cristo num cenário de mudanças em consequência do movimento hippie.

A respeito do ocorrido há muitas e diversas opiniões, e há muita especulação a respeito de se o que está acontecendo em Asbury é ou não um reavivamento. Entretanto, independentemente desses questionamentos, as notícias que temos dão conta de que milhares de pessoas já passaram pelo local, muitas delas permaneceram ali por várias horas, em atitude de oração, adorando ao Senhor e cantando louvores a ele, ouvindo as ministrações da Palavra de Deus, orando uns pelos outros; todos, ou, pelo menos, a grande maioria dos presentes permaneceram completamente envolvidos pela presença de Deus. Ouve-se de pessoas que foram curadas, de pessoas que renderam a vida a Cristo, de pessoas que estão sendo cheias de Deus e renovadas pelo Espírito Santo.

Obviamente que pessoas oportunistas tentaram tirar proveito do mover em Asbury, como forma de turbinar suas redes sociais. Houve quem nem soubesse, ao certo, o que estava acontecendo, mas viram na popularidade do evento uma forma de autopromoção. Mas cada um dará contas de si a Deus.

Só o tempo poderá bater o martelo a respeito desses acontecimentos em Asbury. Os frutos dirão. Mas o que não se pode negar é que há naquele local uma atmosfera permeada da doce presença de Deus, diante da qual é impossível não se render.

Desde quarta-feira (23), o culto ficou restrito aos alunos, e foi encerrado na sexta (25) devido a problemas de logística devido ao grande número de participantes. Além do mais, segundo a liderança da universidade, a Bíblia afirma que os crentes da igreja primitiva não permaneceram no Cenáculo após a descida do Espírito Santo, mas saíram e espalharam as boas-novas do evangelho para vários locais, ainda que tenham sido motivados também pela perseguição. “O culto iniciado no dia 08 será encerrado, mas o mover do Espírito não”, completa a liderança.

O que se espera é que o mover experimentado em Asbury continue impactando pessoas e provocando mudança na vida de cada um que participou dele ou foi influenciado por ele de alguma forma. Que cada um evidencie na própria vida a ação de Deus, testificando no evangelho ao mundo.

Asbury recebeu pessoas de várias partes dos EUAe de outros países, dentre eles, o Brasil. O legado, iniciado por aqueles poucos alunos, que permaneceram orando e adorando o Senhor, depois do culto, e que culminou em um acontecimento grandioso, é impressionante e impossível de ser realizado por simples estudantes. Só Deus, pelo Espírito Santo, é capaz de produzir quebrantamento e adoração como os que ocorreram nos últimos dias em Asbury.

O desejo que grita do coração de discípulos de Jesus em todo o mundo é: Faz de novo, Senhor! Reaviva-nos. Envia seu Santo Espírito. Renova a sua obra no meio dos anos.

Compartilhe  

últimas notícias