Diário de São Paulo
Siga-nos

No Terrão e no mercado: onde o Corinthians achou os garotos que reforçam o elenco de Mancini

A explosão de casos de Covid-19 no Corinthians somada à intenção da diretoria em usar mais as categorias de base do clube no profissional em 2021 colocou em

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 07/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h29


Xavier, Cauê, Gabriel Pereira e Antony fizeram as categorias de base também em outros clubes

A explosão de casos de Covid-19 no Corinthians somada à intenção da diretoria em usar mais as categorias de base do clube no profissional em 2021 colocou em evidência uma série de garotos do Timão. As chamadas crias do Terrão.

Alguns, de fato, são crias das categorias de base e formados em casa. Os casos mais evidentes são do goleiro Matheus Donelli, do volante Roni, do lateral-esquerdo e meia Guilherme Biro e do atacante Rodrigo Varanda. Todos com uma longa trajetória no Corinthians desde o futsal.

Caso semelhante ao de Lucas Piton, nome mais consolidado da nova safra, que chegou ao Corinthians com 16 anos e foi campeão do mundo com o clube logo em seu primeiro ano, mas jogando futsal pela categoria sub-18. Foi, aos poucos, sendo lapidado no futebol de campo.

Mancini conversa com jovens jogadores do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Mancini conversa com jovens jogadores do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Porém, não foi só essa a postura adotada pelo Timão. Alguns chegaram ao time com idades mais avançadas.

São os casos do volante Xavier e dos atacantes Gabriel Pereira, Antony e Cauê. Desta lista de quatro nomes, apenas Cauê não estará à disposição de Vagner Mancini para o jogo deste domingo, às 11h, contra a Ponte Preta, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena.

Alguns deles, inclusive, já com a experiência de terem atuado pelo time principal em outros lugares. Confira os casos abaixo.

Xavier – volante

Da lista citada acima, Xavier é o mais experiente em jogos pelo time profissional. Além de já ter sido promovido ao time principal do Corinthians no ano passado, também teve uma curta experiência na Ponte Preta. Em Campinas, disputou três jogos com os profissionais da Macaca (Paulistão).

O volante foi contratado pelo Corinthians em 2019 e chegou ao Corinthians já para a categoria sub-20, considerada a mais importante para a afirmação do jogador no clube. Atualmente, o volante tem 21 anos e 21 jogos com a camisa do Timão.

Xavier em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Xavier em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Cauê – centroavante

Um dos infectados no surto de Covid-19 que atingiu o elenco, o jovem centroavante de 18 anos já tinha experiência profissional antes de chegar ao Corinthians.

Aos 14 anos, foi contratado para integrar a base do Novorizontino e, depois de se destacar com gols nas categorias inferiores, ficou em seis jogos no banco de reservas do time profissional, em 2019. Acabou entrando em um deles. Todos eles no Campeonato Paulista.

Chegou para integrar o sub-17 do Corinthians na mesma temporada e foi artilheiro de um time que terminou como vice-campeão brasileiro da categoria em 2019.

Cauê em estreia pelo time profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Cauê em estreia pelo time profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Gabriel Pereira – atacante

Gabriel Pereira foi captado para jogar no sub-17 do Corinthians. Até então, o atacante de 19 anos vinha fazendo as categorias de base no Guarani. Uma ponte entre o empresário do jogador, o clube de Campinas e o Corinthians possibilitou o acordo em parceria.

Gabriel foi um dos destaques do Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado e já era observado pela comissão técnica do ex-treinador Tiago Nunes. São 11 jogos pelo time profissional. No Guarani, não chegou a atuar pelo time de cima.

Gabriel Pereira em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Gabriel Pereira em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Antony – atacante

Talvez o nome mais desconhecido dessa lista, Antony foi contratado por empréstimo do Joinville em 2019. Ele chegou para o time sub-20 com um ano de contrato.

Na temporada passada, por conta da pandemia, teve o contrato estendido até 31 de julho de 2021. Agora, o Corinthians deve exercer a compra do jogador para tê-lo em definitivo. O valor fixado é de R$ 700 mil, por 70% dos direitos econômicos do atleta.

Antony foi contratado pelo Joinville para o sub-17 e é mais um com experiência de já ter jogado algumas partidas pelo time profissional. Em 2019, atuou em 11 jogos pela equipe principal catarinense (Série D, Copa do Brasil e estadual). Ele estreou pelo Corinthians no Dérbi da última quarta-feira.

Antony em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Antony em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

No Paulistão

Com a possibilidade de inscrever um número ilimitado de jogadores na lista B do Paulistão, o Corinthians tem ainda uma série de jogadores que não estrearam, mas ainda podem despontar durante o estadual.

Alguns estão na lista A, como o zagueiro João Victor, que voltou de empréstimo do Atlético-GO. Ele chegou ao Corinthians para o sub-20, depois de passagem pelo Botafogo-SP e Atlético-MG.

O goleiro Guilherme veio do Paulista de Jundiaí ainda no sub-15, o atacante Felipe Augusto, de 17 anos, integra as categorias de base desde pequeno. Aos 19 anos, Matheus Araújo passou pela União Barbarense, pelo São Bernardo e pelo Grêmio Mauaense antes de chegar ao sub-17 do Corinthians.

Vitinho Moura, atacante de 21 anos, é mais um exemplo das crias do Terrão, com registro no Corinthians desde os dez anos de idade – ele também está com Covid-19. Fecham a lista Adson, meia de 20 anos, no Corinthians desde 2018 e fruto do garimpo alvinegro, e Raul Gustavo, zagueiro que chegou par ao sub-20 depois de passagem pela Inter de Limeira.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias