Em 2017, Renata Rizzi investiu R$ 100 mil e criou uma marca própria para ajudar no resgate da autoestima e na geração de renda para mulheres vítimas de
Redação Publicado em 18/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h39
Em 2017, Renata Rizzi investiu R$ 100 mil e criou uma marca própria para ajudar no resgate da autoestima e na geração de renda para mulheres vítimas de violência doméstica.
A empreendedora fez parceria com ONGs, que encaminham mulheres de abrigos e centros de defesa para participar das oficinas.
Elas aprendem técnicas de beneficiamento têxtil, tingimento, costura e bordado. Produzem quimonos, ecobags, camisetas e lenços. E recebem conforme a produção e a complexidade do desenho, no mínimo R$ 10 por peça.
Cada uma é inspirada na história da mulher que a produz. Pode levar o nome de uma flor, uma frase, uma palavra, para preservar a identidade dela.
Antes da pandemia, as peças eram vendidas em feiras e eventos. Agora, tudo é vendido pelo e-commerce da marca e também para o mercado corporativo.
Natália Seibel entrou como sócia para ajudar nesse trabalho. Em 2020, o faturamento foi de R$ 80 mil. Já de janeiro a março de 2021, foi de R$ 87 mil.
A iniciativa fez a empresa receber apoio de uma incubadora do setor de negócios de impacto social. Mais de 50 mulheres já encontraram nas oficinas de bordado e costura uma nova chance de recomeçar. E quase R$ 40 mil de renda foram gerados por elas e para elas.
Utopiar
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Fontes: G1 – Globo.
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