Diário de São Paulo
Siga-nos

NASA mostra lançamento de nave para Estação Espacial AO VIVO

Uma nave da SpaceX, provedora de carga comercial da NASA, será enviada nesta terça-feira (4) para asua 16ª missão de reabastecimento na Estação Espacial

NASA mostra lançamento de nave para Estação Espacial AO VIVO
NASA mostra lançamento de nave para Estação Espacial AO VIVO

Redação Publicado em 04/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h19


Espaçonave levará suprimentos e ferramentas de pesquisa para os astronautas

Uma nave da SpaceX, provedora de carga comercial da NASA, será enviada nesta terça-feira (4) para asua 16ª missão de reabastecimento na Estação Espacial Internacional (EEI). O lançamento será exibido ao vivo no site e no YouTube da agência espacial norte-americana.

Lançamento
A espaçonave Dragon deve alcançar órbita cerca de 10 minutos após ser lançada. Em seguida, ativará suas matrizes solares e iniciará os disparos de propulsores para chegar ao laboratório da EEI dois dias depois, na quinta-feira (6).

Assim que a nave chegar, astronautas irão trabalhar em conjunto com controladores na Terra para que o braço da EEI gire e instale Dragon na parte inferior do módulo Harmony da estação.

O processo começará a ser exibido online a partir das 16h (horário de Brasília), visto que o lançamento está programado para as 16h38. Uma coletiva de imprensa sobre o assunto está marcada para às 18h30.

A Dragon deve iniciar a aproximação à EEI por volta das 7h30 da manhã de quinta-feira (6), com a instalação estimada às 9h. A equipe da NASA espera que o processo esteja completo às 10h30.

Missão
A nave transportará materiais para as mais de 250 investigações científicas das tripulações da EEI. Entre as tecnologias que serão levadas estão itens da Missão de Reabastecimento Robótico-3 (RRM3) e da Investigação Ecossistêmica Global (GEDI).

A RRM3 demonstra o armazenamento e a transferência de fluído criogênico, crítico para sistemas de propulsão e suporte de vida no espaço. Já a GEDI fará observações de laser de alta qualidade das florestas e da topografia da Terra, necessárias para avançar no entendimento de processos de carbono e de água, biodiversidade e habitat.

A espaçonave passará cerca de cinco semanas anexada à Estação Espacial Internacional. Em 13 de janeiro de 2019, irá retornar à Terra com mais resultados de pesquisas e cargas.

Compartilhe  

últimas notícias