Diário de São Paulo
Siga-nos

Nadal vence Berankis em jogo pausado por chuva e avança em Wimbledon

Imagem Nadal vence Berankis em jogo pausado por chuva e avança em Wimbledon

Redação Publicado em 30/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 20h52


Rafael Nadal venceu a segunda partida na edição 2022 do torneio de Wimbledon, em Londres. Enfrentando o lituano Ricardas Berankis, garantiu o triunfo por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 6/4, 4/6 e 6/3, em 3h de confronto.

– Eu não joguei muito na grama nos últimos três anos, então todo dia é uma oportunidade para seguir evoluindo. O quarto set foi bem melhor, meu saque funcionou mais e joguei mais agressivo – analisou Rafa.

A terceira rodada reserva para Nadal um duelo contra o italiano Lorenzo Sonego, atual 54º do ranking mundial, que venceu o francês Hugo Gaston nesta quinta-feira por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/4 e 6/4.

Campeão do Australian Open e de Roland Garros nesta temporada, o espanhol segue sonhando em fazer o grand slam, ou seja, vencer os quatro majors no mesmo ano, pela primeira vez na carreira. Ele é o recordista de títulos entre os homens, com 22.

O jogo

Berankis começou a partida com ótimas passagens pelo saque, o que dificultou a vida de Nadal. Foi o espanhol quem primeiro ficou contra a parede, tendo que salvar um break point do lituano logo no quinto game.

No game seguinte foi vez de Rafael Nadal ter a chance de quebra, mas também desperdiçou. Mas ele não perde duas chances. Sacando no 5/4, Ricardas Berankis cometeu uma dupla falta que deu dois set points para Rafa, que fechou a primeira etapa.

Quem começou melhor a segunda etapa foi o lituano. Ele se aproveitou da dificuldade do recordista de grand slams para colocar potência nos golpes e conquistou três break points no terceiro game da etapa, vencendo o segundo deles e abrindo vantagem.

O Touro Miúra teve a chance de resposta imediata, com duas chances de quebra na sequência, mas Berankis se salvou mostrando categoria nas bolas curtas e manteve a vantagem. Porém, novamente o lituano deu uma segunda chance a Rafael e mais uma vez ele aproveitou, empatando a etapa em 3/3.

Depois de salvar mais dois breaks para manter o set empatado, Ricardas deu trabalho no serviço de Nadal, mas não conseguiu a quebra. Na sequência, o espanhol precisou de quatro set points, mas enfim conseguiu a quebra e abriu 2 x 0 na partida.

Ricardas Berankis não se deu por vencido. Começou em ritmo muito forte o terceiro set, conseguindo uma quebra logo de cara e, dessa vez, Nadal não conseguiu se recuperar. O lituano pressionou toda a etapa, se salvou e garantiu a vitória para diminuir a vantagem do espanhol.

Rafael Nadal voltou para o quarto set na força do ódio. Com excelentes saques, venceu o primeiro e na sequência forçou quebra, abrindo 2/0 de cara na etapa decisiva. Quando o espanhol tinha a chance de fazer 4/0 com nova quebra, o jogo foi paralisado por conta da chuva.

A paralisação foi providencial para Berankis. Ele, que estava sofrendo para confirmar o saque, voltou com o game point e converteu. Rafael teve algumas dificuldades no saque no começo, mas logo entrou no ritmo e confirmou seus serviços para garantir a vitória por 3 x 1.

g1
Compartilhe  

últimas notícias