Diário de São Paulo
Siga-nos

Morre Luiz Guimarães, ex-diretor de programação da TV Globo, aos 94 anos

Morreu neste sábado (19) em São Paulo, aos 94 anos, o ex-diretor de programação da TV Globo Luiz Guimarães. A morte foi anunciada por familiares nas redes

Morre Luiz Guimarães, ex-diretor de programação da TV Globo, aos 94 anos
Morre Luiz Guimarães, ex-diretor de programação da TV Globo, aos 94 anos

Redação Publicado em 20/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h56


‘Guima’, como era conhecido, começou a carreira no rádio e depois foi para a televisão. Seu falecimento foi anunciado por familiares nas redes sociais.

Morreu neste sábado (19) em São Paulo, aos 94 anos, o ex-diretor de programação da TV Globo Luiz Guimarães. A morte foi anunciada por familiares nas redes sociais, mas a causa não foi informada.

O corpo de Luiz Guimarães será enterrado em um cemitério na Zona Sul de São Paulo neste domingo (20).

Nascido na Polônia, em agosto de 1928, Leib Schefler ou “Guima”, como era conhecido, chegou no Brasil aos seis meses de idade, quando sua família se mudou para o interior de São Paulo.

Pouco tempo depois, se instalaram em Londrina, no Paraná, onde ele se naturalizou brasileiro aos 18 anos. Em 1948, Guima se formou em Técnico de Contabilidade pelo Instituto de Comércio do Paraná e começou a trabalhar como locutor, ator e narrador na Rádio Tupi de São Paulo.

Três anos depois, entrou na TV Paulista, canal 5 de São Paulo na época, assumindo o cargo de assistente da direção artística.

Quando a Globo adquiriu a TV Paulista, na década de 60, foi promovido para chefe da divisão da programação em São Paulo, ficando responsável por atender aos pedidos de produção, desde a requisição de equipamentos, até a escalação de diretores de imagens. Também realizava a elaboração diária do horário dos programas.

Luiz Guimarães foi nomeado diretor-geral de programação da emissora em 1973, cargo que ocupou até 78, quando a direção de programação foi transferida para o Rio de Janeiro.

Guima permaneceu em São Paulo como superintendente de programação, administrando o projeto “Telecurso 2º Grau”. Posteriormente, se tornou diretor adjunto da vice-presidência de operações.

Em 1982, passou a responder pela programação e promoção da emissora. No mesmo ano, junto com Fernando Bittencourt e Adilson Pontes, na época gerente e diretor de engenharia da TV Globo, respectivamente, inaugurou a torre de transmissão da emissora na Avenida Paulista, que permitiu que o sinal da programação chegasse a toda a capital e ao interior do estado.

Após deixar a Globo, em 1988, assumiu a direção geral da TV Gazeta, também na capital paulista. Anos depois, foi trabalhar na Rede Vida.

Guima foi um dos fundadores do Museu da Televisão Brasileira, na década de 90, e fez parte de sua diretoria por alguns anos.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias