Diário de São Paulo
Siga-nos

MCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações apresentou nesta terça-feira (19) uma novidade para pesquisadores que trabalham em biodiversidade sem fins

MCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacional
MCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacional

Redação Publicado em 20/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h34


Novo sistema contará com a contribuição dos usuários

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações apresentou nesta terça-feira (19) uma novidade para pesquisadores que trabalham em biodiversidade sem fins econômicos. É um cadastro simplificado para pesquisa com patrimônio genético nacional.MCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacionalMCTI apresenta cadastro para pesquisa com patrimônio genético nacional

A ideia é trazer mais segurança jurídica ao setor acadêmico e simplificar o cadastro de pesquisas. A iniciativa atende a decreto instituído em outubro do ano passado que revisou o procedimento.

Durante o lançamento do módulo do cadastro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou que o novo sistema, responsável por guardar as informações genéticas do país, contará com a contribuição dos usuários.

O Sisgen, Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado, está disponível para acesso pelo site do CNPQ. O endereço é: gov.br/cnpq.

E também nesta terça-feira, o ministério divulgou o resultado do Prêmio MCTI-FINEP SiBBr de Biodiversidade.

Os projetos premiados serão inseridos nos sistemas de informações sobre a biodiversidade, a plataforma sbbr.gov.br, que disponibiliza de forma aberta mais de 17 milhões de ocorrências sobre espécies brasileiras, além informações sobre biomas e projetos de pesquisa para estudos especializados, gestão ambiental e acesso de toda sociedade.

.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias