Diário de São Paulo
Siga-nos

Incêndios florestais deixam seis mortos na Turquia; veja vídeo de pessoas fugindo do fogo

A da costa da Turquia, uma região turística, foi atingida por incêndios na última semana —até sexta-feira (30), foram 70 focos, 14 deles ainda ativos. Pelo

TURQUIA
TURQUIA

Redação Publicado em 31/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h37


A da costa da Turquia, uma região turística, foi atingida por incêndios na última semana —até sexta-feira (30), foram 70 focos, 14 deles ainda ativos. Pelo menos seis pessoas morreram.

A temperatura alta e os ventos têm contribuído para os incêndios nos últimos dias.

Caminhão de bombeiro perto de incêndio na região de Antalya, na Turquia, em 30 de julho de 2021 — Foto: Kaan Soyturk/Reuters

Seis províncias diferentes foram atingidas. Vilas e hotéis foram esvaziados nas regiões mais turísticas. A TV turca mostrou cenas de pessoas correndo em campos para fugir do fogo que se aproximava das casas.

Duas áreas onde há resorts foram mais atingidas: Mugla, na costa do Mar Egeu, e Antalya, na costa do Mar Mediterrâneo.

Uma das pessoas que morreram é uma senhora de 82 anos que morava sozinha. Ela não conseguiu abandonar sua casa, que foi atingida pelas chamas. Um jovem de 25 anos que foi a um dos locais afetados para tentar ajudar na extinguir as chamas também morreu.

Cerca de 183 pessoas, a maioria afetada pela fumaça, e três com queimaduras, foram hospitalizadas. Dez pessoas que haviam ficado presas em um barco em um lago cercado pelas chamas foram auxiliadas nesta quinta-feira por equipes de resgate.

Incêndios começaram em bosques

Os incêndios começaram na quarta-feira, em dois bosques na província de Antalya, e, com o vento forte, se espalharam rapidamente para zonas habitadas.

A Turquia recebeu ajuda de aviões da Rússia, da Ucrânia e do Azerbaijão para tentar controlar o fogo.

Diante do avanço das chamas, as autoridades retiraram pessoas de 18 municípios e distritos.

“Vai ser dado todo apoio necessário aos nossos cidadãos que sofreram com o incêndio”, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu abrir uma investigação para descobrir a origem do fogo.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

Tags Mundo

últimas notícias