Diário de São Paulo
Siga-nos

Garis em greve concordam em reduzir pauta de reivindicação

Os garis do Rio de Janeiro, em greve desde o dia 28, concordaram em rever a pauta de reivindicação e voltar a negociar com a Companhia Municipal de Limpeza

Garis em greve concordam em reduzir pauta de reivindicação
Garis em greve concordam em reduzir pauta de reivindicação

Redação Publicado em 05/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h50


Categoria vai diminuir pedido de reposição salarial de 25% para 15%

Os garis do Rio, em greve desde o dia 28, concordaram em rever a pauta de reivindicação e voltar a negociar com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A informação foi divulgada na noite de ontem (4) no site do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Asseio e Conservação do Município (Siemaco-Rio).

“Em manifestação bastante representativa  de manhã na porta do Sindicato, trabalhadores da Comlurb pediram que o Sindicato aceite um reajuste de 15% nos salários e no tíquete alimentação. Originalmente a categoria pede 25% para fazer frente à inflação dos últimos 3 anos”, diz a nota.Garis em greve concordam em reduzir pauta de reivindicaçãoGaris em greve concordam em reduzir pauta de reivindicação

Segundo o sindicato, a Comlurb não aceitou retomar as negociações e contratou trabalhadores terceirizados para manter o serviço de limpeza urbana.

A Comlurb divulgou nota, também , informando que mantém o plano de contingência para atender os serviços essenciais na cidade.

“Os serviços essenciais vêm sendo realizados, como limpeza de feiras livres, escolas e hospitais. A coleta domiciliar tem sofrido atrasos pontuais, principalmente por causa de atos criminosos cometidos por alguns grevistas. Mesmo assim está sendo possível cumprir 100% dos roteiros, sobretudo pelo comprometimento dos profissionais que entendem a importância de manter o atendimento à população”.

A empresa disse que aguarda a decisão sobre o dissídio coletivo na justiça e afirma que a greve é ilegal, diante de decisão liminar que impôs multa ao sindicato por causa do movimento paredista. O Siemaco-RJ recorreu da decisão e aguarda o julgamento da legalidade da greve na Justiça.

.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias