Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Foi muito tenso’, diz refém de ataque a dois carros-fortes em Rio Preto

epois de quase três horas em poder dos assaltantes, foram liberados os reféns de uma tentativa de assalto a dois carros-fortes, no hipermercado Walmart, em

‘Foi muito tenso’, diz refém de ataque a dois carros-fortes em Rio Preto
‘Foi muito tenso’, diz refém de ataque a dois carros-fortes em Rio Preto

Redação Publicado em 23/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h23


Segundo polícia, criminosos foram mortos durante a troca de tiros.
Reféns foram liberados depois de quase três horas em poder dos ladrões.

epois de quase três horas em poder dos assaltantes, foram liberados os reféns de uma tentativa de assalto a dois carros-fortes, no hipermercado Walmart, em São José do Rio Preto (SP), nesta quinta-feira (22). Os moradores da cidade viveram momentos de pânico. Dois criminosos foram mortos durante a troca de tiros com a polícia. Um foi preso e dois policiais ficaram levemente feridos.

Em nova troca de tiros, outro suspeito de ter participado da ação foi morto na Vila Azul por volta das 22h30. A polícia acredita que o crime de Rio Preto possa ter alguma ligação com o assalto à agência bancária na madrugada desta quinta-feira em Palestina (SP).

Os grupos foram liberados aos poucos e seguiam direto para onde estavam as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Alguns consumidores passaram mal, uma mulher desmaiou enquanto dava entrevista. Todos receberam atendimento médico, mas ninguém ficou ferido.

“Eu tinha acabado de sentar para almoçar no andar de cima, aí escutamos os tiros, corremos para a cozinha e depois para outra área e fomas parar no vestiário lá em cima, foi muito tenso”, conta a funcionária pública Patrícia Tonon.

O suspeito preso tentou despistar a polícia entre os reféns. “Quando a polícia chegou e conseguiu tirar a gente do restaurante um rapaz que estava no telefone tentou fugir, mas a polícia o algemou. Ele era um informante e ficou o tempo todo deitado com a gente como refém”, lembra a professora Taisi Araújo. As crianças que estavam no local também ficaram muito assustadas.

Duzentos e cinquenta policiais militares, além de agentes federais e policiais civis de toda a região de Rio Preto fecharam o cerco contra os criminosos. Segundo informações da Polícia Militar, pelo menos seis criminosos armados com metralhadoras renderam os funcionários de dois carros-fortes que chegavam para abastecer caixas eletrônicos do hipermercado Walmart. Segundo a polícia, um dos seguranças do supermercado atirou e os assaltantes revidaram. Os criminosos correram e se espalharam pelo hipermercado.

Por precaução, o shopping Plaza Avenida, que fica ao lado do hipermercado, foi fechado e os clientes impedidos de deixarem o centro de compras. A empresa Protege, responsável pelos carros-fortes, informou por meio de nota que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Pânico generalizado
Por causa da ação criminosa, moradores começaram a receber mensagens em grupos de WhatsApp relatando uma onda de assaltos em vários locais da cidade. Cerca de 70% das lojas do Calçadão fecharam devido ao pânico.

A polícia não confirma nenhum desses assaltos e afirma que a ação no hipermercado foi um caso isolado. “Não existem motivos para pânico, não devendo a comunidade acreditar em difusão de notícia falsa veiculada pelas redes sociais, devendo manter rotina normal nas atividades comerciais e pessoais”, diz a Polícia Civil em nota.

A assessoria de imprensa do hipermercado Walmart enviou uma nota em que confirma a tentativa de assalto ao carro-forte no estacionamento da loja. A loja está fechada e a empresa disse que colabora com a polícia nas investigações e que vai reforçar a segurança na unidade, além de prestar apoio emocional aos funcionários.

*Com informações da TV TEM Rio Preto.

Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Clientes foram impedidos de sair (Foto: Arquivo Pessoal) 

Rio Preto (Foto: Arquivo Pessoal)

Tentativa de assalto a carro-forte em Rio Preto teve dois mortos (Foto: Arquivo Pessoal) 

Assaltantes tentaram roubar carro forte  (Foto: Arquivo Pessoal)

Assaltantes tentaram roubar carro forte (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhe  

últimas notícias