Diário de São Paulo
Siga-nos

Fernando Rufino leva título mundial de canoagem após ouro nas Paralimpíadas

Campeão das Paralimpíadas de Tóquio, Fernando Rufino é agora também campeão mundial de canoagem. Nesta sexta-feira, o atleta de 36 anos dominou a final da

Fernando Rufino leva título mundial de canoagem após ouro nas Paralimpíadas
Fernando Rufino leva título mundial de canoagem após ouro nas Paralimpíadas

Redação Publicado em 17/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h25


Apenas 13 dias depois de conquista inédita em Tóquio, atleta repete feito no Mundial da Dinamarca. Brasil também conquista bronze com Débora Benevides

Campeão das Paralimpíadas de Tóquio, Fernando Rufino é agora também campeão mundial de canoagem. Nesta sexta-feira, o atleta de 36 anos dominou a final da canoa Va’a 200m VL2, prova em que foi ouro no Japão há apenas 13 dias, e conquistou o título no Mundial de Copenhague, na Dinamarca. Além da medalha do Caubói, o Brasil faturou um bronze com Débora Benevides na versão feminina da prova para atletas que usam o tronco e os braços na remada.

Fernando Rufino no Mundial de canoagem — Foto: Reprodução/Instagram

Fernando Rufino no Mundial de canoagem — Foto: Reprodução/Instagram

Fernando Rufino não teve uma boa largada na final, mas rapidamente assumiu a liderança e abriu boa margem para vencer com o tempo de 53s93, mais de dois segundos à frente do espanhol Higino Rivero, prata com 56s21. O português Norberto Mourão completou o pódio, com 56s54. O brasileiro Luis Cardoso da Silva, campeão mundial de 2019, acabou na oitava posição, com 57s94. Ele ainda disputa na Dinamarca a final do caiaque 200m KL1, prova em que foi prata nas Paralimpíadas de Tóquio.

Foi a terceira medalha de Fernando Rufino em Mundiais. Ele havia conquistado uma prata em 2014 e um bronze em 2015. O sul-matogrossense, que perdeu os parcialmente os movimentos das pernas depois de ser atropelado por um ônibus em 2005, havia ficado fora dos Jogos do Rio, em 2016, por causa de um problema no coração. Neste mês, o Caubói conquistou os maiores feitos de sua carreira na canoagem.

Débora fatura o bronze

O Brasil também conquistou um bronze nesta sexta-feira com Débora Benevides, também na disputa da canoa. Sétima colocada nas Paralimpíadas de Tóquio, a brasileira aproveitou a raia esvaziada na Dinamarca para conquistar sua terceira medalha em Mundiais de canoagem. Ela completou os 200m em 1m06s30. O ouro ficou para a britânica Emma Wings, campeã também no Japão. A russa Maria Nikiforova levou a prata.

Giovane fica no quase

Prata nas Paralimpíadas, Giovane de Paula por pouco não fatura sua primeira medalha em Mundiais. Nesta sexta, ele foi o quarto colocado na sua principal prova, a conoa Va’a 200m VL3, para atletas que usam tronco, braços e pernas na remada. Os britânicos Jack Eyers e Staurt Wood fizeram dobradinha com ouro e prata respectivamente, e o ucraniano Vladyslav Yepifanov completou o pódio. Bronze na Rio 2016, o brasileiro Caio Carvalho foi o oitavo colocado.

.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias