Diário de São Paulo
Siga-nos

Em vídeo, Isa Penna tira satisfações com delegado que liberou agressor de procuradora: ‘Você está servindo a quem aqui?’

Imagem Em vídeo, Isa Penna tira satisfações com delegado que liberou agressor de procuradora: ‘Você está servindo a quem aqui?’

Redação Publicado em 24/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h01


A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) chamou a atenção nas redes sociais após ser gravada enquadrando o delegado Fernando Carvalho Gregório, que autorizou a soltura do procurador Demétrius Oliveira Macedo, que agrediu brutalmente a procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros.

O episódio aconteceu na delegacia da cidade e foi compartilhado no Instagram por testemunhas.

Em sua decisão, o delegado Gregório havia justificado que “não havia situação de flagrante, mas na verdade um fato criminoso”. Na quinta-feira (23), o delegado Daniel Vaz, que assumiu o caso, tomou o rumo oposto e decretou a prisão do procurador Macedo.

No vídeo, a deputada Isa Penna, 31, aparece confrontando o delegado Gregório na porta de uma sala e diz: “Você está me dizendo que olhou para a cara daquela mulher, que estava com olho roxo, que nunca vai esquecer isso na vida dela e mandou ela para casa e liberou o agressor dela? É isso que você está me dizendo? Sem pedir uma medida protetiva que fosse?”.

E acrescenta: “E você se chama de servidor público? Você acredita que está servindo a quem aqui?”. Na cena, a deputada conta com o apoio de mulheres representantes do movimento feminista, que exigem justiça pela violência sofrida pela procuradora-geral de Registro Gabriela Barros, 39.

Precedentes

Ao determinar a prisão de Demétrius Macedo, o delegado Daniel Vaz explicou que ele já protagonizou outros momentos de agressividade e ameaças contra outras mulheres no local de trabalho. Para o agente, conceder a liberdade ao procurador coloca em risco a segurança de outras pessoas.

“Ele [Macedo] vem tendo sérios problemas de relacionamento com mulheres no ambiente de trabalho, sendo que, em liberdade, expõe a perigo a vida delas, e consequentemente, a ordem pública”, apontou.

Em depoimento, a agente administrativa Thainan Maria Tanaka, 29, que denunciou Macedo para a procuradoria-geral, declarou que ele era “terrível, mal-educado” e “desprezava todas as mulheres”.

“Eu vi o vídeo e achei que ele não parecia ser diferente não. Ele estava igualzinho como eu o via todo dia, eu não achei que ele estava fora de si não. Aquilo que ele fez na segunda (20) poderia ter acontecido em qualquer outro dia. Ele vivia na defensiva”, disse Thainan em entrevista à TV Globo.

Entenda o crime

Demétrius Oliveira Macedo, 34, foi preso na quinta-feira (23) em um hospital psiquiátrico da cidade de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Ele foi flagrado espancando sua colega de trabalho, a procuradora-geral de Registro, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, na tarde da segunda-feira (20), dentro da prefeitura da cidade.

Nas imagens, Macedo xinga e desfere inúmeros socos contra Gabriela que cai no chão devido aos impactos. Mesmo caída, ela continua sendo atacada pelo procurador com socos e pontapés. Quando ela tenta se levantar, ele a ataca novamente com um soco no olho. Outros colegas interferem e conseguem imobilizar Macedo, enquanto Gabriela se tranca numa sala para se proteger.

Ao se apresentar à DDM(Delegacia de Defesa da Mulher), Gabriela relatou que Demétrius Macedo tem um longo histórico de hostilidades e grosserias contra funcionárias da unidade. Segundo ela, a agressão teria sido motivada pela abertura de um processo administrativo contra o procurador por conta de sua postura no ambiente de trabalho.

Após o crime, Macedo se apresentou espontaneamente à polícia e confessou ter agredido a colega. Mesmo assim, foi liberado pelo delegado em seguida.

Compartilhe  

últimas notícias