Diário de São Paulo
Siga-nos

Eduardo Barbosa cai na primeira rodada após ser finalizado por judoca francês nos 73kg

Depois da medalha de bronze de Daniel Cargnin na véspera, na categoria até 66kg, nesta noite de domingo - manhã em Tóquio - o judô brasileiro ficou pela

eduardo barbosa
eduardo barbosa

Redação Publicado em 26/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h20


Depois da medalha de bronze de Daniel Cargnin na véspera, na categoria até 66kg, nesta noite de domingo – manhã em Tóquio – o judô brasileiro ficou pela primeira rodada com Eduardo Barbosa. O judoca do clube Paineiras-SP perdeu para o francês Guillaume Chaine no golden score, após uma chave de braço que o obrigou a desistir do duelo.

– Cresci aqui no Japão, e lutar as Olimpíadas aqui foi muito especial para mim, é minha segunda casa. Queria voltar com a medalha no peito, não deu dessa vez, mas acredito que consegui trazer muita alegria para as pessoas que vêm me apoiando, amigos e professores no Japão e no Brasil. Saio com a cabeça erguida – disse Eduardo, número 34 do ranking mundial, na saída do tatame em entrevista ao SporTV.

Eduardo Barbosa judo olimpíadas de toquio — Foto: Reuters

Eduardo Barbosa judo olimpíadas de toquio — Foto: Reuters

No tempo normal, com os dois rivais disputando bastante a pegada, nenhum deles pontuou, e cada um levou uma punição por falta de combatividade. Nos últimos segundos, Eduardo tentou mais movimentação, e o francês respondeu com uma tentativa de imobilização, mas o cronômetro zerou antes.

No golden score, o brasileiro levou outra punição aos 43s, ficando pendurado, já que uma terceira punição o eliminaria. Quando o cronômetro bateu 1m, Eduardo bateu após finalização com chave de braço aplicada por Guillaume Chaine. Antes disso, porém, o brasileiro achou que poderia ter conseguido um bom golpe, o que poderia ter aberto a brecha para a finalização logo na sequência. A arbitragem ainda analisou o vídeo antes de decretar a vitória do francês, mas não viu ponto de Eduardo.

– Foi meio duvidoso, mas acreditei que tivesse sido um ponto ali. Foi um milésimo de segundo que tirei a atenção da luta pensando que fosse meu ponto, mas o judô é isso aí, milésimo de segundo decide a luta.

Na segunda rodada, valendo vaga nas oitavas, Guillaume Chaine encara uma parada complicada. Ele luta com Lasha Shavdatuashvili, da Geórgia, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres-2012, nos 66kg, e bronze na Rio-2016 já nos 73kg. Ele é o número 3 do mundo e já está de by na segunda rodada.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias