A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (29) que seu diretor-geral, Rafael Grossi, chegou à Ucrânia, para discutir a

Redação Publicado em 29/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h22
A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje (29) que seu diretor-geral, Rafael Grossi, chegou à Ucrânia, para discutir a disponibilização de “assistência técnica urgente” a fim de garantir a segurança das instalações nucleares do país.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que o objetivo de Grossi é iniciar imediatamente “apoio de segurança e proteção” às instalações nucleares, que inclui envio de especialistas para locais prioritários e de material vital, além de equipamentos de vigilância e emergência.
O diretor irá nesta semana a uma das centrais nucleares da Ucrânia, mas não precisou qual.
A Ucrânia tem 15 reatores nucleares e quatro centrais ativas, além da unidade desativada de Chernobyl, onde ocorreu o desastre nuclear de 1986.
As forças russas controlam Chernobyl e a maior central nuclear da Europa, em Zaporijia.
“O conflito militar coloca as centrais nucleares da Ucrânia e outras instalações com material radioativo em perigo sem precedentes”, disse Grossi em comunicado.
“Já se esteve várias vezes por um triz. Não podemos perder mais tempo”, afirmou o diretor-geral da Aiea.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, edifícios no complexo da central de Zaporijia foram atingidos, e as instalações de Chernobyl ficaram mais de uma vez sem ligação ao sistema elétrico.
Pelo menos 1.035 civis morreram, incluindo 90 crianças, e 1.650 ficaram feridos, dos quais 118 menores, em mais de um mês de guerra, que provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre elas 3,8 milhões para os países vizinhos, segundo os dados mais recentes da ONU.
A invasão russa foi condenada pela comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento à Ucrânia e o reforço de sanções econômicas e políticas a Moscou.
.
.
.
.
.
Agência Brasil
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump