Diário de São Paulo
Siga-nos

Diretor da OMS, sobre Covid-19 durante Olimpíadas: “Medida de sucesso não é zero casos”

Apesar das cerca de 80 pessoas credenciadas para as Olimpíadas de Tóquio que estão isoladas após testarem positivo para a Covid-19, o sucesso do evento, do

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h47


Tedros Adhanom afirma que meta da organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 deve ser identificar, isolar, rastrear e tratar casos rapidamente para impedir transmissão do novo coronavírus

Apesar das cerca de 80 pessoas credenciadas para as Olimpíadas de Tóquio que estão isoladas após testarem positivo para a Covid-19, o sucesso do evento, do ponto de vista da pandemia, não está em ter zero casos a partir das próximas semanas. Foi o que declarou, nesta quarta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Durante sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital japonesa, o dirigente afirmou que os Jogos Olímpicos cumprirão seu papel se forem rápidos na identificação e no tratamento adequado de casos de contaminação pelo novo coronavírus a fim de impedir a transmissão exponencial.

– A medida de sucesso na próxima quinzena não é zero casos. A medida de sucesso é se certificar de que todos os casos sejam identificados, isolados, rastreados e tratados da forma mais rápida possível e que a transmissão adiante seja interrompida – disse Tedros.

Para Tedros, Tóquio 2020 deve servir de exemplo como um evento que une os povos em prol do combate à pandemia. Ele citou a corrida pela vacinação e estabeleceu um desejo de ver 70% da população mundial vacinada até o meio de 2022.

– As celebrações podem ser mais silenciosas neste ano, mas a mensagem de esperança é ainda mais importante. Que estes Jogos sejam o momento que une o mundo e acende a solidariedade e a determinação de que precisamos para acabar com a pandemia juntos, vacinando 70% da população de cada país até meados do próximo ano.

A OMS tem prestado assistência técnica ao COI no processo de planejamento e preparação dos Jogos Olímpicos. Inclusive, no ano passado as entidades haviam assinado um memorando no tocante à promoção da saúde e do esporte. Em Tóquio, todos os envolvidos com as Olimpíadas que testaram positivo para a Covid-19 estão sendo submetidos a uma quarentena de 14 dias.

– É da minha esperança que elas (as medidas) tenham sucesso, não apenas pelo bem dos Jogos e da segurança de atletas, treinadores e oficiais mas também como uma demonstração do que é possível com os planejamentos certos e as medidas corretas – afirmou Tedros.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias