Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Tricolor – Saída de Gustavo e chances de Marco Aurélio: saiba bastidores do São Paulo

A crise do São Paulo se agravou dentro e fora de campo na última quarta-feira. A derrota por 2 a 1 para o rival Palmeiras, quarto jogo do técnico Ricardo

Diário do Tricolor – Saída de Gustavo e chances de Marco Aurélio: saiba bastidores do São Paulo
Diário do Tricolor – Saída de Gustavo e chances de Marco Aurélio: saiba bastidores do São Paulo

Redação Publicado em 08/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h15


Desligamento em comum acordo de diretor tem forte influência política. Novo alvo para cargo, conselheiro e coordenador da CBF tem dúvidas sobre se aceitaria convite

Marco Aurelio Pintado Ricardo Gomes (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net )

Marco Aurélio Cunha, de branco, no CT (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net )

A crise do São Paulo se agravou dentro e fora de campo na última quarta-feira. A derrota por 2 a 1 para o rival Palmeiras, quarto jogo do técnico Ricardo Gomes sem vitórias (são dois empates e duas derrotas), deixou o time a dois pontos da zona de rebaixamento. Depois do clássico, o auxiliar Pintado expôs a má fase física e técnica de Michel Bastos, sequer relacionado para o duelo.

Antes do Choque-Rei, foi definida a saída do diretor-executivo Gustavo Vieira de Oliveira em comum acordo com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Agora, o mandatário fará convite para Marco Aurélio Cunha assumir o cargo. O coordenador de futebol feminino da CBF e conselheiro do clube tem dúvidas sobre se aceitaria a função. Entenda abaixo mais sobre o desligamento de Gustavo e as chances de Marco Aurélio retornar.

Erros e influência política

Gustavo ponderou a decisão de deixar o São Paulo nas últimas semanas. A pressão política lhe incomodou. Ele virou o principal alvo de críticas internas e externas pelo planejamento do qual foi o mentor e cuja responsabilidade também era de toda direção. O dirigente não sentiu convicção na defesa do trabalho realizado até então, nem respaldo suficiente para continuar.

Gustavo Vieira de Oliveira São Paulo (Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Gustavo Vieira saiu do São Paulo (Foto: MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

A pressão sobre Gustavo aumentou muito desde a invasão ao CT da Barra Funda, no último dia 27 de agosto, quando jogadores foram agredidos e objetos do clube acabaram roubados. Os mais criticados no protesto das organizadas foram Leco e Gustavo, mesmos alvos da oposição.

Como o GloboEsporte.com mostrou na semana passada,dentro do jogo político de bastidores, criticar Gustavo era o mesmo que atingir Leco, pois o dirigente era o principal homem do futebol e um dos pilares da atual gestão.

Depois da montagem do elenco semifinalista da Libertadores, Gustavo e o São Paulo viram o planejamento ruir com as saídas de Ganso, Calleri e Alan Kardec sem reposições à altura e em tempo hábil durante o fim da janela de transferências internacional. Essa falha, junto com a troca no comando técnico e a queda de performance dos jogadores explicam a crise do clube, agravada pela saída do diretor remunerado.

Marco Aurélio Cunha: certezas e dúvidas

Marco Aurélio Cunha soube que Leco pretende lhe convidar para substituir Gustavo pela imprensa. A oferta ainda não chegou ao ex-dirigente do Tricolor, que visitou o CT da Barra Funda no dia 26 de agosto, véspera da invasão, e falou em “tirar os cansados” do elenco.

 O São Paulo sempre é motivo de saudade e lembranças de conquistas. Ser lembrado, finalmente, é muito honroso. Tenho compromisso com o presidente Marco Polo Del Nero por toda consideração e confiança que tem por mim. Esse é meu valor maior hoje
Marco Aurélio Cunha, alvo do São Paulo para substituir Gustavo como gestor do futebol

O presidente sabe do apelo popular do dirigente, quase unanimidade entre os são-paulinos nas redes sociais. Seu eventual retorno traz certezas mútuas: Leco ganharia pontos com a opinião pública, e Marco Aurélio teria amplo respaldo da torcida.

Politicamente, o cenário é mais nebuloso quanto aos benefícios para os dois lados, pois desde já os bastidores estão em andamento pela eleição de abril de 2017.

Marco Aurélio não tem nesse momento intenção de virar candidato à presidência, mas a proximidade do pleito não lhe dá certeza de que poderá organizar seu trabalho como quer, cenário oposto ao que tem hoje na CBF: estável e bem remunerado.

– O São Paulo sempre é motivo de saudade e lembranças de conquistas. Ser lembrado, finalmente, é muito honroso. Tenho compromisso com o presidente Marco Polo Del Nero por toda consideração e confiança que tem por mim. Esse é meu valor maior hoje – disse Marco Aurélio.

Nesse ambiente de incerteza, má fase e mudanças na diretoria, o São Paulo tenta se reencontrar para sair da crise e fugir da zona de rebaixamento. O próximo adversário é o Figueirense, domingo, às 11h, no Morumbi.

Marco Aurelio São Paulo (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net )

Marco Aurélio Cunha será convidado por Leco para substituir Gustavo (Foto: Ana Luiza Rosa/saopaulofc.net )

Compartilhe  

últimas notícias