Diário de São Paulo
Siga-nos

Dia da Revolução Constitucionalista: confira o que abre e fecha no feriado de 9 de julho em SP

A data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954), realizado por paulistas que resistiram ao governo da época

Imagem Dia da Revolução Constitucionalista: confira o que abre e fecha no feriado de 9 de julho em SP

Mateus Omena Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h47


O Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 será celebrado no próximo sábado (9) na forma de feriado. Em virtude da ocasião, certos serviços públicos municipais e estaduais terão mudanças no funcionamento na cidade de São Paulo.

Também conhecido por “Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista”, a data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954), realizado por paulistas que saíram às ruas para protestar ou ingressar nos grupos de resistência.

Como é um dia especial no estado de SP, quem sair para trabalhar nesta data pode ter direito à hora extra, com adicional de 100%, dependendo do acordo estabelecido com o empregador.

O sábado também contará com um tempo firme, com baixa temperatura pela manhã, mas as condições térmicas mudarão a partir da tarde, com a presença de sol e calor. As temperaturas máximas devem ficar em torno de 26ºC, informou o site Climatempo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, afirmou que no período da tarde a umidade relativa do ar pode chegar a 30%. No entanto, o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Além disso, não há previsão de chuvas.

O Dia da Revolução Constitucionalista não entrou para a lista dos feriados que foram antecipados pelos governos estadual e municipal, como estratégia para controlar os índices de contaminação pelo coronavírus.

Veja abaixo o funcionamento de serviços essenciais em São Paulo amanhã:

Saúde (vacinação, pronto-atendimento e outros serviços)

No sábado (9), as AMAs/UBSs Integradas da cidade de São Paulo estarão abertas, das 7h às 19h, para pronto-atendimento e vacinação contra Influenza, Covid, sarampo e outras doenças.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros e hospitais municipais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão normalmente.

No entanto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), o LabZoo, o Centro de Controle de Intoxicações e a Central de Regulação funcionarão apenas com demandas internas. Essas unidades não estarão abertas ao público.

Todos os serviços de saúde voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (11).

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados durante o sábado (9) em todo o estado de São Paulo.

O atendimento presencial voltará a funcionar na segunda-feira (11), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.

Mas, os serviços digitais continuarão disponíveis nos canais eletrônicos.

Correios

Durante o feriado da Revolução Constitucionalista, os Correios não funcionarão na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Mesmo assim, algumas agências manterão o atendimento ao público.

Veja as unidades:

Mutinga (SP)

Sacomã (SP)

Brigadeiro Faria Lima (São Bernardo do Campo)

Agu (Osasco)

Transportes públicos

As empresas CPTM, Metrô e EMTU, que são ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), terão mudanças em suas operações durante o feriado.

No sábado (9), a programação de todas as linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será a mesma de domingo. Já os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, funcionarão normalmente.

Para quem pretende pegar o metrô para ir ao trabalho ou às atividades de lazer, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão funcionar com trens reserva para atender a demanda de passageiros, caso seja necessário.

Mas, na 4-Amarela, operada pela companhia Viaquatro, a operação envolverá trens que circularão com intervalos equivalentes aos domingos. Na linha 5-Lilás, o funcionamento será normal para o sábado.

Os paulistanos que vão se deslocar pelos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a programação para frota seguirá os típicos horários de domingo.

Por outro lado, quem for usar os transportes de SPTrans terá um alívio, pois a empresa anunciou que os serviços não terão mudanças no feriado. No sábado (9), a operação dos ônibus quanto os postos de venda e atendimento deverão manter o funcionamento normal para um sábado.

Compartilhe  

últimas notícias