Diário de São Paulo
Siga-nos

Deputado Danilo Balas apresenta Sistema Federal de Inteligência para a capital de SP

Na última quarta feira (17), o Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas (PSL), acompanhado de representantes do Ministério da Justiça, apresentou para

Deputado Danilo Balas apresenta Sistema Federal de Inteligência para a capital de SP
Deputado Danilo Balas apresenta Sistema Federal de Inteligência para a capital de SP

Redação Publicado em 19/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h12


A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e contou com a presença de membros da Prefeitura de São Paulo e do Ministério da Justiça.

Na última quarta feira (17), o Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas (PSL), acompanhado de representantes do Ministério da Justiça, apresentou para a Secretaria de Segurança Municipal de São Paulo o Sistema Federal de Inteligência – Córtex, uma plataforma integrada de operação e monitoramento de segurança, vinculada ao Ministério da Justiça.

Diversas autoridades estiveram presentes no encontro: o Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Ivan Sartori, o Delegado Federal Bráulio Melo e o Major da PMESP Eduardo Fernandes, ambos representando o Ministério da Justiça, a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza e o Secretário-Adjunto da Casa Civil, Marcelo Del Bosco.

Na reunião, o Deputado explicou que o Córtex é uma poderosa ferramenta de inteligência do Governo Federal que está sendo disponibilizada gratuitamente aos Municípios.

Para o Ex-Presidente do TJ-SP, Desembargador Ivan Sartori, “tudo que vier a somar para ajudar no enfrentamento ao crime, sem dúvida, merece ser implantado. Assim, ofereceremos aos cidadãos mais tranquilidade e segurança.”

As primeiras tratativas ocorreram no dia 25 de agosto deste ano na sede da Prefeitura de São Paulo, ocasião em que o Deputado Danilo Balas apresentou o Sistema Córtex para o Secretário da Casa Civil, Ricardo Trípoli.

Em seguida, nova reunião foi marcada para que o parlamentar apresentasse a tecnologia à Secretária Municipal Elza Paulina de Souza. Esse encontro ocorreu em 19 de outubro e, nesta última quarta, novamente as equipes se encontraram, desta vez com a presença de integrantes do Ministério da Justiça e demais membros da equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Ao fim da reunião, Danilo Balas agradeceu a presença de todos e ressaltou que a ideia do programa e de sua atuação é fazer com que a Guarda Municipal de São Paulo seja uma das melhores Instituições de Segurança do Brasil.

A próxima reunião será com o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para a apresentação e a implementação do Sistema Córtex.

Vale ressaltar que a cidade de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, assinou, na última terça-feira (16), o acordo de cooperação técnica com o Governo Federal e aderiu à nova tecnologia que promete diminuir sobremaneira os índices criminais.

“Estou em conjunto com o Desembargador Sartori atuando no Governo Federal para levar aos municípios paulistas o que o Ministério da Justiça tem de melhor: o Sistema Córtex. A cidade de São Paulo é gigante e, com a assinatura desse acordo de cooperação, a Guarda Municipal e a população só têm a ganhar.”, afirmou o Deputado Estadual Danilo Balas.

Compartilhe  

últimas notícias