Diário de São Paulo
Siga-nos

Demandas russas deixam negociações nucleares com Irã no limbo

As negociações para retomar o acordo nuclear de 2015 com o Irã enfrentavam a perspectiva de um colapso nesta sexta-feira (11), depois que uma demanda russa de

Demandas russas deixam negociações nucleares com Irã no limbo
Demandas russas deixam negociações nucleares com Irã no limbo

Redação Publicado em 12/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h56


Negociadores tinham um texto amplamente concluído

As negociações para retomar o acordo nuclear de 2015 com o Irã enfrentavam a perspectiva de um colapso nesta sexta-feira (11), depois que uma demanda russa de última hora forçou as potências mundiais a pausar as negociações por tempo indeterminado, apesar de terem um texto amplamente concluído.Demandas russas deixam negociações nucleares com Irã no limboDemandas russas deixam negociações nucleares com Irã no limbo

Os negociadores chegaram à fase final de 11 meses de discussões para restaurar o acordo, que suspendeu as sanções ao Irã em troca de restrições ao seu programa nuclear, há muito visto pelo Ocidente como uma forma de encobrir o desenvolvimento de bombas atômicas.

Mas no sábado passado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, inesperadamente exigiu garantias abrangentes de que o comércio russo com o Irã não seria afetado pelas sanções impostas a Moscou por sua invasão da Ucrânia — uma exigência que as potências ocidentais dizem ser inaceitável e Washington insistiu que não concordará.

Um colapso das negociações poderia resultar em Teerã ficando a uma curta distância do desenvolvimento de armas nucleares, uma perspectiva que poderia desencadear uma nova guerra no Oriente Médio. Teerã nega que busca bombas atômicas.

O fracasso em chegar a um acordo também pode levar o Ocidente a impor sanções severas adicionais ao Irã e aumentar ainda mais os preços mundiais do petróleo já pressionados pelo conflito na Ucrânia.

“É necessária uma pausa (nas negociações de Viena), devido a fatores externos”, escreveu o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, no Twitter. “Um texto final está essencialmente pronto e sobre a mesa.”

Teerã sugeriu na quinta-feira que havia novos obstáculos para retomar o acordo. Washington ressaltou que não tem intenção de acomodar as exigências da Rússia.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias