Diário de São Paulo
Siga-nos

No vácuo de Daniel Alves, Danilo tem maior sequência com Tite e é o único 100% nas Eliminatórias

O camisa 2 se aproveita da ausência da "sombra" de Daniel Alves. Titular e capitão da Seleção na conquista da última Copa América, o veterano de 38 anos não

DANIEL ALVES
DANIEL ALVES

Redação Publicado em 06/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h17


Lateral-direito esteve em campo nos 494 minutos que a Seleção disputou no torneio

Danilo não é badalado como Neymar, nem pode ser apontado como um líder da Seleção como são Thiago Silva ou Casemiro, mas nenhum outro jogador brasileiro atuou mais nestas cinco primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 do que ele.

O lateral-direito da Juventus foi o único a ficar em campo nos 494 minutos disputados pelo Brasil na competição.

Além de Danilo, só Marquinhos foi titular em todas essas partidas. Porém, diante do Peru, na segunda rodada, o zagueiro se machucou e teve de ser substituído aos 11 minutos.

O camisa 2 se aproveita da ausência da “sombra” de Daniel Alves. Titular e capitão da Seleção na conquista da última Copa América, o veterano de 38 anos não veste a amarelinha desde o amistoso contra a Nigéria, em outubro de 2019. De lá para cá, Tite fez cinco convocações:

  • na primeira, para amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, o treinador não levou jogadores que atuavam no Brasil;
  • na segunda, Daniel Alves esteve presente, mas a convocação foi anulada por conta da pandemia de coronavírus, que adiou o início das Eliminatórias;
  • na terceira, para jogos contra Bolívia e Peru, Tite optou pelo jovem Gabriel Menino;
  • na quarta, para duelos contra Venezuela e Uruguai, o jogador são-paulino voltava de lesão e estava sem ritmo de jogo;
  • na quinta e última, para as partidas contra Equador e Paraguai, Daniel voltou a ser chamado, mas se machucou e acabou cortado.

Como se nota, embora ausente da Seleção há mais de um ano e meio, Daniel Alves não é carta fora do baralho de Tite. E Danilo sabe disso.

– A gente não pode descartar o Daniel Alves, ele está sempre de volta, tem que tirar o chapéu para ele, para o que ele faz, a forma como trabalha e a energia que demonstra é incrível. Ele está sempre no bolo, é um jogador que sempre vai estar sendo cotado para jogar, para ser convocado. Máximo respeito por ele! – disse o lateral da Juventus, em entrevista ao ge, no ano passado.

Danilo será titular novamente na terça-feira, quando o Brasil enfrentará o Paraguai, às 21h30 (de Brasília) em Assunção. Assim, chegará ao oitavo jogo consecutivo como titular da Seleção, igualando a melhor sequência com a amarelinha, obtida entre 2014 e 2015, quando Dunga ainda era o técnico.

Um dos aspectos que fazem o jogador ter moral com Tite e sua comissão técnica é o seu entendimento tático. Na última temporada pela Juventus, ele também atuou como lateral-esquerdo e zagueiro. Já na Seleção, costuma ajudar na construção pelo lado direito, mas ir tanto à linha de fundo – a partida contra o Equador foi a que ele mais apoiou o ataque.

Veja abaixo o mapa de calor de Danilo nas Eliminatórias, produzido pelo Sofascore:

Mapa de calor da Danilo pela Seleção nas Eliminatórias — Foto: Sofascore

Mapa de calor da Danilo pela Seleção nas Eliminatórias — Foto: Sofascore

Revelado pela América-MG, Danilo estourou no Brasil pelo Santos, clube no qual conquistou a Copa Libertadores de 2011, marcando o gol do título sobre o Peñarol-URU. Depois, fez trajetória em grandes clubes da Europa, passando por Porto, Real Madrid e Manchester City antes de chegar à Juventus, em 2019. O lateral-direito vai completar 30 anos no mês que vem e tem 23 conquistas na carreira, sendo 19 delas no Velho Continente.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias