Diário de São Paulo
Siga-nos

Comunidade ucraniana repudia falas sexistas de Arthur do Val e classifica áudios como ‘repugnantes e tenebrosos’

A Sociedade Ucraniana do Brasil divulgou uma nota neste sábado (5) em que classificou como "repugnantes e tenebrosos" os áudios do deputado estadual Arthur do

Comunidade ucraniana repudia falas sexistas de Arthur do Val e classifica áudios como ‘repugnantes e tenebrosos’
Comunidade ucraniana repudia falas sexistas de Arthur do Val e classifica áudios como ‘repugnantes e tenebrosos’

Redação Publicado em 05/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h57


A Sociedade Ucraniana do Brasil divulgou uma nota neste sábado (5) em que classificou como “repugnantes e tenebrosos” os áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), no qual ele diz que mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

A entidade disse que se aproveitar de fragilidades durante uma guerra é “desumano” (veja a nota abaixo).

Após o vazamento das mensagens, o deputado pediu desculpas, disse que o que falou foi um erro e abandonou a pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo.

“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse Arthur do Val. Segundo ele, “houve um mal entendido” e as “pessoas estão misturando os áudios com outro contexto”.

Nota da Sociedade Ucraniana do Brasil sobre áudios do deputado Arthur do Val (Podemos) — Foto: Reprodução

Nota da Sociedade Ucraniana do Brasil sobre áudios do deputado Arthur do Val (Podemos) — Foto: Reprodução

Ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko se manifestou nas redes sociais pedindo a cassação do mandato do deputado.

“Como brasileira, ex-embaixatriz da Ucrânia, mãe de uma jovem ucraniana, peço aos deputados estaduais e às autoridades de SP a cassação do mandato do Arthur do Val por crime contra à honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”, disse.

“O safado foi em território ucraniano para se promover as custas das dores do povo ucraniano e ainda sai difamando nossas mulheres. Quero te dizer que você é um canalha! Você não tem nenhum direito de se referir a nenhuma mulher dessa forma, seu cretino”, completou Tronenko.

A Representação Central Ucraniana-Brasileira também se manifestou e pediu ao presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB), a cassação do mandato do deputado.

As falas foram alvo de críticas de políticos e personalidades. Companheiro de partido do deputado, o pré-candidato à presidência, Sérgio Moro, também lamentou as declarações de Arthur do Val.

O que dizem os áudios?

Nos áudios, que circulam nas redes sociais desde a noite desta sexta (4) e teriam sido enviados para integrantes do MBL, há declarações machistas e misóginas.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio

As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

Nos áudios, o deputado estadual também teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada.

“Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui.”

Em outro trecho, o áudio diz: “Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram ‘minas’ que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”.

Deputado Arthur do Val (Podemos) chega ao Brasil

Qual foi a posição do partido?

O Podemos chamou de “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações do deputado conhecido como “Mamãe Falei”.

“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, diz nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos.

Renata Abreu, presidente do partido, disse ainda que a legenda abriu um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.

Sadi: Deputado Arthur do Val pode ser expulso do Podemos

Sadi: Deputado Arthur do Val pode ser expulso do Podemos

Quem mais repudiou as falas?

Políticos e autoridades repercutiram as declarações do deputado.

Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, disse “lamentar profundamente” as declarações.

“O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, afirmou.

Damares Alves, ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, classificou os áudios como “horripilantes” e disse que o “comportamento não é compatível com o de um representante do povo”.

João Doria (PSDB-SP), governador de São Paulo, disse que é “repudiante a fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas”.

Já Manuela D’Ávila, ex-deputada federal, disse que “a essência dele (e de sua turma) está ali naquele áudio barato: ódio aos pobres e as mulheres, a demagogia de ir a um país em guerra dizendo que leva doações enquanto parece fazer turismo sexual.”

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados – formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, emitiu uma nota repudiando as declarações.

Já o movimento social UneAfro Brasil representou ao Ministério Público pedindo investigação sobre o áudio de Arthur do Val, dizendo que ele “incentiva o turismo sexual”.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias