Diário de São Paulo
Siga-nos

Como Matheus Mazzafera, Antonia Fontenelle e outros tiram segredos de famosos

Um sofá, uma cama, duas poltronas ou outro espaço que faça o entrevistado se sentir em casa. Mais uma dose de amizade entre entrevistador e entrevistado,

Como Matheus Mazzafera, Antonia Fontenelle e outros tiram segredos de famosos
Como Matheus Mazzafera, Antonia Fontenelle e outros tiram segredos de famosos

Redação Publicado em 25/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h16


Programas no YouTube rendem polêmicas e revelações de celebridades, mas sempre com climinha de amizade. Giovanna Ewbank e Fernanda Souza também estão nesta onda.

Um sofá, uma cama, duas poltronas ou outro espaço que faça o entrevistado se sentir em casa. Mais uma dose de amizade entre entrevistador e entrevistado, trocas de elogios e um papo solto.

Assim são os programas de entrevistas do Youtube, no qual apresentadores arrancam os segredos e desabafos mais sinceros de seus convidados:

  • Xuxa contou para Giovanna Ewbank que o empresário de Michael Jackson propôs que ela fosse mãe de seus filhos
  • Milaide Mihaile deu detalhes para Antonia Fontenelle sobre o dia em que descobriu que estava sendo traída por Safadão
  • Luan Santana confessou a Matheus Mazzafera que fez “ménage” e já brochou

Fernanda Souza e Luiza Possi também estão nessa. Os canais não se restringem a entrevistas com famosos, mas elas são os carros-chefes.

Uns escolhem vídeos curtos. Muitas vezes, dividem longos papos em dois episódios. Outros, optam por um talk-show sem intervalos.

Em todos, a linguagem é mais dinâmica, os cortes para mudanças de câmeras são rápidos e o diálogo quase todo voltado para a vida pessoal.

Entre o YouTube e a TV

Antes do Youtube, Fontenelle queria ir para a TV. “Mas estamos no Brasil, cheio de gente mau caráter. O que essa gente vai fazer? Roubar a ideia e dar para apresentadora da casa fazer. Desisti”.

Já Matheus Mazzafera, produtor de moda mineiro de 37 anos, estreou seu “Hottel Mazzafera” no Youtube quando ficou desempregado:

“Gosto de apresentar o lado mais descontraído dos entrevistados. Vivemos uma era onde as pessoas se identificam com celebridades que se mostram ‘no filter’.”

Ele diz que conseguiu seu espaço na TV Globo com o sucesso de seu canal:

“A forma como gosto de me comunicar fez com o diretor do ‘Vídeo Show’ se interessasse e me convidasse para um teste. Estou vivendo um sonho”.

Fernanda Souza, atriz de 34 anos e apresentadora do “Só Toca Pop”, optou pela estreia do canal após lançar seu “Vai, Fernandinha”, com entrevistas no Multishow.

“Fiquei muito animada com o negócio de ser apresentadora e eu achei que ficava muito distante entre uma temporada e outra”, explicou no primeiro vídeo.

Só amigos no set. Será?

Fernanda e Ewbank estrearam a fase de entrevistas de seus canais com convidados mais que migos, mais que friends. Chamaram os maridos: Thiaguinho (de Fernanda) e Bruno Gagliasso (de Ewbank).

Fontenelli diz que as entrevistas no início foram só com amigos. “Só pessoas que confiavam muito e mim e que gostavam. Hoje, não. As pessoas vêm pela credibilidade que o canal tem. Antes, tinham medo de vir e dar problema”.

“Mas não estou nem aí. Se não quiser vir, não vem. Recebi poucas negativas. As pessoas não são obrigadas. Ninguém tem a obrigação de gostar de mim”.

Já Mazzafera diz que conheceu 80% dos entrevistados só na gravação.

“Meus amigos não são famosos, mas todo mundo pensa isso. Enfim… É lenda dizer que são meus amigos”.

“Estar à vontade nas gravações tem mais a ver com o bom clima que criamos, mantendo a qualidade nas conversas”. Já Fontenele resume: “É dos bate-papos que vêm as pérolas”.

Vale tudo para agradar o convidado?

Se muitos dos vídeos que vão ao ar já causam polêmicas, imagina o que fica nos bastidores. Fontenelli diz que tenta preservar os convidados:

“Já cansei de cortar coisas que poderiam ser uma bomba. Você pode fazer sucesso agindo de boa fé. Até porque, se eu prejudicar um convidado, vou ter dificuldade para um próximo.”

Ela diz 60% do “Na Cama da Gata” com Stênio Garcia e Marilene Saade ficou de fora da edição final. Mas no que depender de Mazzafera, nada fica em off. Ele afirma que tudo o que é dito vai ao ar.

“Não sou adepto a cortes. Ser original e organizado faz muita diferença na web. Quero que o público sinta que está do meu lado na entrevista, nas brincadeiras”, diz o apresentador. Ele explica:

“Se há corte, é para deixar mais dinâmico, sem descaracterizar. Cada um fala o que quer. Acredito que meu dom seja esse, deixar as pessoas à vontade. Elas se soltam”.

Qual a celebridade que dá mais clique?

Bruna Marquezine é uma garantia de views. O vídeo mais visto nos canais de três deles é com a atriz:

  • Bruna com Giovanna Ewbank – 6,3 milhões de visualizações
  • Bruna com Matheus Mazzafera – 5,6 milhões de visualizações (Marina Ruy Barbosa também participa)
  • Bruna com Fernanda Souza – 4,1 milhões de visualizações

No caso de Mazzafera, a atriz protagoniza outros sete vídeos. Marina e Luan Santana também são presenças frequentes no canal do apresentador.

“São todos muito queridos, além de serem grandes artistas que o Brasil admira. Sempre que vão ao canal não é para dar um spoiler pessoal e, sim, para dividir mais da carreira”.

Compartilhe  

últimas notícias