Diário de São Paulo
Siga-nos

Aretha no Everest: montanhista de Campinas inicia último ciclo de aclimatação antes de subir ao pico

Aretha Duarte começou neste domingo o terceiro e último ciclo de aclimatação do percurso que tem como objetivo final chegar ao topo do Monte Everest.

Aretha
Aretha

Redação Publicado em 03/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h50


Etapa que começou neste domingo deve durar seis dias; relembre a trajetória até aqui

Aretha Duarte começou neste domingo o terceiro e último ciclo de aclimatação do percurso que tem como objetivo final chegar ao topo do Monte Everest.

A montanhista de Campinas, que recolheu lixo reciclável para conseguir realizar o sonho de escalar a montanha mais alta do mundo, partiu do chamado Campo Base, no Nepal, rumo aos campos altos 1, 2 e 3.

Aretha planeja concluir esse percurso em seis dias e cinco noites e voltar do Campo 3, que fica a 7 mil metros de altitude, ao Campo Base (5.364 metros) no dia 8 de maio. A partir daí, ela começa uma nova preparação, desta vez para subir até o Campo 4 e o pico.

A escalada total ao topo do Everest, com 8.840 metros de subida, é feita em etapas: do Campo Base ao Campo 1 e de lá segue de posto em posto até o Campo 4, de onde segue para o cume. Cada ascensão deve durar cerca de um dia e é necessária para que o corpo fique aclimatado e adaptado.

Esta é a segunda vez que Aretha sobe aos campos altos. Na primeira, com início em 25 de abril, durante o segundo ciclo de aclimatação, ela chegou ao Campo 1 e voltou ao Campo Base com tosse e dores no peito.

A recuperação durou cerca de quatro dias, até que ela estivesse preparada para mais uma ascensão, iniciada neste domingo (madrugada de segunda-feira no Nepal).

Trajetória até agora

Aretha desembarcou na capital do Nepal, Kathmandu, no dia 2 de abril, um dia depois de partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A partir daí, conforme determina o protocolo sanitário local de prevenção à propagação do coronavírus, a montanhista de Campinas (SP) passou cinco dias na cidade para, além de obedecer à quarentena obrigatória, comprar mais alguns equipamentos e se adaptar ao fuso horário (8h45 à frente do horário de Brasília).

Liberada, Aretha partiu de Kathmandu com destino a Lukla, onde pousou pela manhã e iniciou a caminhada pela trilha rumo ao Campo Base, onde chegou no dia 16 de abril.

Realização do sonho

Para tornar real o sonho de se tornar a primeira mulher negra brasileira a escalar o Everest, Aretha Duarte recolheu 130 toneladas de lixo reciclável das ruas, que a ajudaram a financiar parte dos quase R$ 400 mil – a atleta teve outras iniciativas como brechós, leilões online e vendas de camisetas sustentáveis, além de captar patrocinadores e apoiadores.

A preparação física de Aretha durou cerca de um ano para aguentar o ar rarefeito, temperaturas negativas e ventos de mais de 300 quilômetros por hora. O desafio requer disciplina e treinos intensos de resistência.

A montanhista já escalou cinco vezes o Monte Aconcágua, na Argentina, o mais alto das Américas, a quase 7 mil metros de altitude, e também já esteve em Venezuela, Bolívia, Equador, África e Rússia como guia de expedições.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias