Diário de São Paulo
Siga-nos

Caso Valbuena: Benzema receberá veredito no dia 24 de novembro, diz jornal

O veredito a respeito do "Caso Valbuena" já tem data marcada, de acordo com o jornal L'Équipe: 24 de novembro, às 14h (horário de Brasília). Nesta data, Karim

Caso Valbuena: Benzema receberá veredito no dia 24 de novembro, diz jornal
Caso Valbuena: Benzema receberá veredito no dia 24 de novembro, diz jornal

Redação Publicado em 25/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h29


Procuradoria francesa pede 10 meses de prisão com possibilidade de suspensão da pena e uma multa de 75 mil euros para o atacante do Real Madrid

O veredito a respeito do “Caso Valbuena” já tem data marcada, de acordo com o jornal L’Équipe: 24 de novembro, às 14h (horário de Brasília). Nesta data, Karim Benzema saberá se foi condenado ou não. Ele é acusado de cumplicidade na tentativa de chantagear o ex-companheiro de seleção francesa Mathieu Valbuena com a divulgação de um vídeo sexual privado em 2015.

Na última quinta-feira, a Procuradoria francesa pediu 10 meses de prisão com possibilidade de suspensão da pena e uma multa de 75 mil euros (R$ 493 mil) para o atacante do Real Madrid. Se condenado, o jogador seria detido. A prisão com suspensão é uma modalidade do direito francês que consiste em liberdade mediante o cumprimento de certas condições por um tempo determinado.

Além de Benzema, outras quatro pessoas também serão julgadas no caso. Para estes, a Procuradoria pediu de 18 meses de prisão com suspensão da pena até quatro anos de prisão.

Karim Benzema será julgado por cumplicidade em chantagem a Valbuena — Foto: Getty Images

Karim Benzema será julgado por cumplicidade em chantagem a Valbuena — Foto: Getty Images

Entenda o caso

Em 2015, Valbuena prestou queixa contra uma tentativa de chantagem, após receber uma ligação informando da existência de um vídeo íntimo com a sua participação. Benzema foi considerado pelas investigações suspeito de intermediar o contato entre os chantagistas e Valbuena.

Na ocasião, Benzema foi ao quarto de Valbuena na concentração da seleção francesa, no centro de treinamento de Clairefontaine. O atacante do Real Madrid teria dito ao colega que poderia apresentar “alguém de confiança para ajudar a administrar” a possível divulgação de um vídeo comprometedor, segundo documentos do caso consultados pela agência AFP.

Valbuena disse que teve a impressão de ser chantageado. Benzema não falou em nenhum momento sobre dinheiro, mas a pessoa que recomendou é seu amigo de infância Karim Zenati, com o qual os supostos chantagistas haviam entrado em contato para pressionar o meia.

Benzema e Valbuena - seleção francesa - foto arquivo da Copa 2014 — Foto:  REUTERS/Charles Platiau

Benzema e Valbuena – seleção francesa – foto arquivo da Copa 2014 — Foto: REUTERS/Charles Platiau

As consequências do escândalo foram além da justiça. Os dois protagonistas principais deixaram de ser convocados para a seleção francesa, até ao inesperado retorno de Benzema às vésperas da Eurocopa disputada em 2021. Aos 37 anos, Valbuena atua no Olympiacos, da Grécia, e foi reserva na derrota por 3 a 1 para o Eintracht Frankfurt nesta quinta, pela Liga Europa.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias