Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil e Argentina fazem a semifinal do Mundial de Futsal; saiba onde assistir

O maior Brasil x Argentina de futsal de todos os tempos. Assim o confronto desta quarta-feira vem sendo tratado por brasileiros e argentinos. Pela primeira

Brasil e Argentina fazem a semifinal do Mundial de Futsal; saiba onde assistir
Brasil e Argentina fazem a semifinal do Mundial de Futsal; saiba onde assistir

Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h01


Seleção brasileira encara eterno rival por vaga na decisão da Copa do Mundo da Lituânia. Hermanos são os atuais campeões; Globo e SporTV transmitem o jogo a partir das 14h desta quarta

O maior Brasil x Argentina de futsal de todos os tempos. Assim o confronto desta quarta-feira vem sendo tratado por brasileiros e argentinos. Pela primeira vez na história, as duas seleções se enfrentam em uma semifinal de Copa do Mundo Fifa. O duelo acontece às 14h (de Brasília) na cidade de Kaunas, na Lituânia, com transmissão da Globo, SporTV e tempo real no ge.

Jogadores brasileiros comemoram o gol diante do Marrocos pelas quartas de final — Foto: Alex Caparros/FIFA

Jogadores brasileiros comemoram o gol diante do Marrocos pelas quartas de final — Foto: Alex Caparros/FIFA

Quem vencer o clássico desta quarta pega o ganhador de Portugal x Cazaquistão na decisão no domingo. A semifinal entre portugueses e cazaques acontece nesta quinta-feira às 14h na mesma Kaunas – o SporTV2 transmite.

– Eu acho que o Brasil está entendendo a necessidade de ser mais coletivo. Nosso principal jogador aqui nessa Copa do Mundo tem sido o trabalho coletivo (…) Todo mundo sempre quer que a gente seja brilhante individualmente e esses meninos entenderam que não, que eles não têm que ser o que são nos clubes, têm que ser coletivo, essa é alma da nossa seleção – disse o técnico brasileiro Marquinhos Xavier.

Tanto Brasil como Argentina chegam à semifinal da Copa do Mundo invictos. Na primeira fase, os brasileiros passaram por Vietnã (9 a 1), República Tcheca (4 a 0) e Panamá (5 a 1). Nas oitavas de final, vitória por 4 a 2 sobre o Japão. Nas quartas de final, no último domingo, um apertado 1 a 0 diante do Marrocos recolocou o Brasil na semifinal de um Mundial nove anos depois.

Argentina bateu a Rússia nos pênaltis no último domingo — Foto: Oliver Hardt/FIFA

Argentina bateu a Rússia nos pênaltis no último domingo — Foto: Oliver Hardt/FIFA

Campeã em 2016, a Argentina avançou com três vitórias no chamado grupo da morte. Na estreia, uma sonora goleada por 11 a 0 sobre os Estados Unidos. Depois, os argentinos bateram a Sérvia (4 a 2) e o Irã (2 a 1). Nas oitavas, triunfo por 6 a 1 sobre o Paraguai. Já nas quartas a classificação veio num dramático 5 a 4 nos pênaltis diante da Rússia após 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.

Times fizeram duelo épico em 2012

Apesar de nunca terem se enfrentado em uma semifinal de Copa do Mundo, Brasil e Argentina fizeram um duelo épico pelas quartas de final do Mundial de 2012, na Tailândia. A seleção brasileira começou mal o clássico. O primeiro tempo foi dominado pela Argentina, que fez dois gols em menos de dois minutos, com Rescia e Borruto.

O Brasil só foi reagir no segundo tempo a partir da entrada de Falcão. O detalhe é que o camisa 12 entrou em quadra acometido por uma paralisia facial de fundo nervoso. Aos 11 minutos, Neto acertou chute rasteiro e diminuiu para 2 a 1.

Falcão comemora a vitória sobre a Argentina com o rosto paralisado — Foto: Getty Images/FIFA

Falcão comemora a vitória sobre a Argentina com o rosto paralisado — Foto: Getty Images/FIFA

O gol motivou o Brasil, que não demorou mais de um minuto para empatar. Em jogada frontal, Falcão bateu de pé esquerdo e fez 2 a 2. Embalado, o time verde-amarelo seguiu pressionando em busca da virada, mas a decisão foi à prorrogação.

No tempo extra, viria o momento que seria eternizado. Após dominar na intermediária, Falcão encheu o pé, e o goleiro Santiago Elias não conseguiu segurar: 3 a 2. Emocionado, o camisa 12 ficou de joelhos e chorou no momento da comemoração. O Brasil se classificou à semifinal e foi campeão mundial dias depois em final diante da Espanha.

Argentina bateu Brasil na última final

Apesar da doce lembrança do Mundial de 2012, o Brasil perdeu a última final contra os argentinos. Em fevereiro de 2020, em Carlos Barbosa-RS, as duas seleções – já classificadas para a Copa do Mundo da Lituânia – decidiram as Eliminatórias Sul-Americanas. A Argentina triunfou por 3 a 1.

O Brasil saiu na frente com um golaço de Pito de bicicleta. Os hermanos viraram com Cuzzolino, Vaporaki e Taborda. Com a vitória na final, a Argentina fechou a eliminatória sul-americana com 100% de aproveitamento. O Brasil ficou com o vice.

Argentina levou a melhor na última final contra o Brasil — Foto: Ulisses Castro/Dilvulgação

Argentina levou a melhor na última final contra o Brasil — Foto: Ulisses Castro/Dilvulgação

Times fizeram o jogo de maior público do futsal

Outro momento histórico do clássico Brasil x Argentina aconteceu em 2014, em Brasília. Na ocasião, brasileiros e argentinos se enfrentaram numa quadra montada no centro do gramado do Estádio Mané Garrincha. O time verde-amarelo venceu por 4 a 1, gols de Simi, Sinoê, Daniel e Valdin – Luiz González descontou para a Argentina.

A partida registrou o maior público presente em um jogo de futsal em toda a história: 56.483 torcedores. A marca superou o antigo recorde da modalidade: 25.712 pagantes da vitória do Atlético-MG sobre o Rio Miécimo, no Mineirinho, na final da Liga Futsal de 1999.

Brasil x Argentina no Mané Garrincha em 2014 — Foto: Andre Borges / GDF

Brasil x Argentina no Mané Garrincha em 2014 — Foto: Andre Borges / GDF

As prováveis escalações

Tanto Brasil quanto Argentina devem entrar com as suas formações principais no duelo desta quarta. Confira as prováveis escalações:

Brasil: Guitta, Rodrigo, Gadeia, Dyego e Ferrão. Reservas: Djony (Willian), Marlon, Bruno, Leandro Lino, Leozinho, Pito, Rocha, Arthur (Lé) e Dieguinho. Técnico: Marquinhos Xavier.

Argentina: Sarmiento, Claudino, Basile, Brandi e Taborda. Reservas: Farach, Stazzone, Alemany, Rescia, Cuzzolino, Borruto, Vaporaki, Santos e Edelstein. Técnico: Matias Lucuix.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias