Diário de São Paulo
Siga-nos

Biden diz que mundo enfrenta “hora negra” com guerra na Ucrânia

O presidente norte-americano, Joe Biden, declarou nesta terça-feira (24) que o mundo atravessa “uma hora negra na história” com a invasão russa da Ucrânia. As

Biden diz que mundo enfrenta “hora negra” com guerra na Ucrânia
Biden diz que mundo enfrenta “hora negra” com guerra na Ucrânia

Redação Publicado em 24/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h35


Ele manterá encontros sobre o tema com líderes internacionais

O presidente norte-americano, Joe Biden, declarou nesta terça-feira (24) que o mundo atravessa “uma hora negra na história” com a invasão russa da Ucrânia. As observações de Joe Biden foram proferidas no âmbito dos encontros mantidos com parceiros do Japão, Índia e Austrália. As quatro nações constituem o Quad, grupo nascido na ressaca do tsunami de 2004.Biden diz que mundo enfrenta "hora negra" com guerra na UcrâniaBiden diz que mundo enfrenta "hora negra" com guerra na Ucrânia

Hoje, no discurso de abertura dos trabalhos da cúpula, Biden destacou que o tema era a questão das “democracias versus autocracias” e que a preocupação era apontar o azimute na rota correta.

Nesse sentido, Biden prometeu o empenho dos Estados Unidos em trabalhar com os aliados para liderar uma resposta global, reiterando o compromisso de defender a ordem e a soberania internacionais “independentemente das regiões onde sejam violadas”. Acrescentou a determinação de Washington de manter-se como “parceiro forte e duradouro” na região do Indo-Pacífico.

Biden vai realizar uma série de encontros com os líderes desses países em Tóquio, em seu primeiro périplo pela Ásia depois de tomar posse como líder máximo da Casa Branca. A viagem ocorre em plena guerra da Ucrânia.

O mundo “navega numa hora negra da nossa história” com a invasão russa da Ucrânia, disse o presidente aos aliados asiáticos. A guerra tornou-se agora “questão global”, sendo vital a defesa da ordem internacional, disse Biden.

“Com a Rússia a prosseguir nesta guerra, nós seremos parceiros e lideraremos uma resposta global. Isso é mais do que uma questão europeia, é uma questão global”, declarou o presidente.

Em seguida, falou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida: “Não podemos permitir que uma coisa semelhante aconteça no Indo-Pacífico”.

O  discurso de Biden sofre dramatização no dia em que atingimos os três meses do conflito na Ucrânia e 24 horas depois de o presidente deixar um recado a Pequim, ao afirmar que os Estados Unidos estavam preparados para responder pela via militar a uma eventual incursão chinesa na ilha de Taiwan. Nas palavras de Joe Biden, uma decisão que seria vista por Washington como “não apropriada”, em tudo semelhante aos desenvolvimentos na Ucrânia.

A agenda do Quad contempla questões de segurança e economia e não deixa de lado a crescente influência da China na região. Encurtamento da designação Diálogo de Segurança Quadrilateral, o Quad é um fórum estratégico informal entre Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia que se mantém mais ou menos ativo desde 2007 por meio de cúpulas esporádicas, troca de informações e exercícios militares conjuntos.

Biden quis deixar claro o “compromisso” de Washington nessa matéria, mas não ficaria sem resposta da parte chinesa, com Pequim a aconselhar os Estados Unidos a não subestimarem a determinação chinesa na proteção da sua soberania.

Na realidade, tratou-se de uma declaração que apanhou de surpresa membros da própria Administração. Aqueles que estavam presentes à entrevista não esconderam o incômodo face às palavras de Joe Biden, que se afastavam da posição conservadora dos EUA em meio à questão de Taiwan.

A Casa Branca viria depois tentar corrigir o sentido da declaração do presidente: “Como disse o presidente, a nossa política de Uma Só China não mudou. Ele sublinhou o compromisso dos EUA ao abrigo da Lei de Relações de Taiwan, “para ajudar a fornecer a Taiwan os meios para se defender”.

.
.
.
.
.
.
.
EBC
Compartilhe  

últimas notícias