Diário de São Paulo
Siga-nos

Autoridades britânicas declaram alerta vermelho devido a tempestade

Autoridades britânicas declararam "alerta vermelho" em várias áreas do país, incluindo Londres e arredores, devido à aproximação da Tempestade Eunice, que

Autoridades britânicas declaram alerta vermelho devido a tempestade
Autoridades britânicas declaram alerta vermelho devido a tempestade

Redação Publicado em 18/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h21


Eunice, que se aproxima de áreas do país, provocará ventos fortes

Autoridades britânicas declararam “alerta vermelho” em várias áreas do país, incluindo Londres e arredores, devido à aproximação da Tempestade Eunice, que trará ventos fortes para a região.Autoridades britânicas declaram alerta vermelho devido a tempestadeAutoridades britânicas declaram alerta vermelho devido a tempestade

O Serviço de Meteorologia Britânico (Met, sigla em inglês) emitiu alerta máximo, com perigo de vida, para o sul do País de Gales, os condados ingleses de Devon, Cornualha e Somerset (oeste), bem como Londres e a área do sudeste inglês.

Outras regiões do país também estão em alerta para ventos fortes, e as autoridades decidiram suspender as aulas e os serviços ferroviários.

As autoridades pediram à população que evite deslocamentos devido ao perigo de queda de árvores ou outros objetos.

O governo britânico realizou, nessa quinta-feira (17), reunião de emergência da Comissão para as Contingências Civis [conhecida como Cobra, responsável por determinar medidas em situações de emergência nacional] para avaliar os preparativos, determinando o destacamento do Exército para algumas áreas, sobretudo o sudoeste da Inglaterra, que podem sofrer inundações ou cortes de energia.

O meteorologista-chefe do Met, Paul Gundersen, disse que o aviso “vermelho” “indica perigo significativo à vida porque ventos extremamente fortes podem causar danos às estruturas” das casas.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, pediram aos passageiros que verifiquem suas viagens, pois algumas companhias aéreas estão cancelando voos devido ao mau tempo.

A companhia aérea holandesa KLM disse que cancelará pelo menos 170 voos entre Londres e o aeroporto de Amsterdã.

A meteorologista Annie Shuttleworth alertou hoje que “as pessoas terão atrasos nos transportes e ainda falta de energia, devendo evitar viajar e ficar em casa quando os ventos atingirem a potência máxima”.

Os meteorologistas comparam a força da Tempestade Eunice, que poderá alcançar rajadas de vento de até 140 quilômetros por hora, com a grande tempestade que o Reino Unido registrou em 1990 e com os poderosos eventos climáticos ocorridos nos invernos de 2013 e 2014.

.

.

.

.

.

RTP

Compartilhe  

últimas notícias