Diário de São Paulo
Siga-nos

Atletas sofrem com calor de até 44ºC nas Olimpíadas de Tóquio

Uma das chegadas mais antecipadas das Olimpíadas de Tóquio ocorreu nesta quarta-feira, e logo pela manhã: a do calor. Por volta de 8h da manhã, os termômetros

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 21/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h00


Uma das chegadas mais antecipadas das Olimpíadas de Tóquio ocorreu nesta quarta-feira, e logo pela manhã: a do calor. Por volta de 8h da manhã, os termômetros já marcavam 30ºC. À tarde, a temperatura subiu para 33ºC, e apenas depois das 19h foi sentido um alívio – ainda que a aferição marcasse 27ºC.

O sol a pino não passou batido. Foi notado por inúmeros atletas que, a dois dias da abertura oficial do megaevento, já fazem seus treinamentos nos locais de competição. A seleção brasileira de skate street, por exemplo, conheceu o Ariake Urban Sports Park, onde vai rolar a disputa por medalhas.

– O clima está bem quente. A gente já esperava isso, mas só hora percebemos o quanto é difícil andar de skate em um calor desse. Mas todos vão ter que passar por essa situação, o que a gente precisa saber é que precisa se hidratar, controlar e vamos embora – afirmou Leticia Bufoni, que ao lado de Pâmela Rosa e Rayssa Leal formam o trio que tentará o pódio no street.

Leticia Bufoni fala do calor em Tóquio: "Maior adversário do que os outros atletas"

Leticia Bufoni fala do calor em Tóquio: “Maior adversário do que os outros atletas”

Leticia treinou entre 10h30 e 11h30, no horário local. Os homens fizeram as atividades ainda mais cedo, entre 7h e 9h. O português Gustavo Ribeiro se surpreendeu com a temperatura, mas agradeceu pelo fato de ter ido à pista mais cedo.

– Agora (9h45), está muito quente, então foi até bom ter começado tão cedo – comentou.

A sensação térmica chegou a ser de 37ª na capital japonesa durante a tarde. A organização dos Jogos distribuiu para a imprensa balas de sal, muito comuns no Japão, para evitar quedas de pressão. Também é normal no país as pessoas usarem panos embebidos em água no corpo ao longo do verão para amenizar os efeitos do calor.

As altas temperaturas eram motivo de preocupação das autoridades e do comitê organizados das Olimpíadas há tempos. Em novembro de 2019, eles anunciaram a mudança das provas de maratona e marcha atlética de Tóquio para Sapporo, na província de Hokkaido, que é a capital dos esportes de inverno do país e apresenta menos risco aos participantes.

A skatista americana Mariah Duran recebe bolsa de gelo após treino em Tóquio — Foto: Ezra Shaw/Getty Images

A skatista americana Mariah Duran recebe bolsa de gelo após treino em Tóquio — Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Além do sol em si, um fator que aumenta a sensação de desconforto é a umidade, sempre elevada. Nesta quarta-feira, por exemplo, ela atingiu 50%. Em treinos de duplas do vôlei de praia, a temperatura medida dentro de quadra chegou a impressionantes 44ºC.

No hóquei sobre a grama, a organização instalou um sistema de drenagem não para o solo, mas para os atletas. Em diversas instalações, como no centro principal de mídia, há esguichos de água, que parecem jogar uma garoa, para refrescar.

Jogadora alemã de hóquei sobre a grama corre em meio a jato d'água no estádio — Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

Jogadora alemã de hóquei sobre a grama corre em meio a jato d’água no estádio — Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

Em Fukushima, onde Japão e Austrália disputaram o primeiro evento oficial dos Jogos, no softbol, o registro foi de 31ºC, com sensação térmica de 35ºC.

Apesar da possibilidade de as Olimpíadas de Tóquio serem as mais quentes de todos os tempos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) disse que confia nas medidas adotadas para amenizar danos.

– Nós todos sofremos com o calor, mas um trabalho bem detalhado foi feito pela organização e pelas federações para garantir condições adequadas de competição. Horários adequados para cada disputa, um grande trabalho logístico. Por isso tudo acho que não haverá problema – disse o diretor executivo do COI, Christophe Dubi.

Pode até não haver problema, mas o clima não dará clemência. Até domingo, as máximas nunca serão abaixo de 32ºC.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias