Diário de São Paulo
Siga-nos

Artilharia da Champions por país: Espanha lidera, Haller alavanca vice Costa do Marfim, e Brasil é 3º

A Liga dos Campeões teve a rodada inaugural da fase de grupos essa semana, e com ela, retorna também nosso Ranking de artilharia por país - que já tem

Artilharia da Champions por país: Espanha lidera, Haller alavanca vice Costa do Marfim, e Brasil é 3º
Artilharia da Champions por país: Espanha lidera, Haller alavanca vice Costa do Marfim, e Brasil é 3º

Redação Publicado em 16/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h19


Cinco jogadores espanhóis balançam as redes após primeira rodada, e atacante do Ajax já anota quatro gols; brasucas Alex Sandro, Gabriel Jesus e Rodrygo marcam em vitórias de seus clubes

A Liga dos Campeões teve a rodada inaugural da fase de grupos essa semana, e com ela, retorna também nosso Ranking de artilharia por país – que já tem surpresas nas primeiras posições. A Espanha lidera isolada, com cinco gols marcados, e a Costa do Marfim figura de forma inédita no Top 3 por conta de um centroavante do Ajax. Já Brasil e França, últimos vencedores da disputa, dividem a terceira colocação com várias nações. Não lembra como foram as edições anteriores? Confira abaixo.

Vencedores do Ranking artilharia por país

  • Temporada 2018/19 – Brasil, com 47 gols
  • Temporada 2019/20 – Brasil e França, com 30 gols cada
  • Temporada 2020/21 – França, com 50 gols
Ander Herrera comemora com Messi no empate do PSG com o Club Brugge — Foto: KENZO TRIBOUILLARD / AFP

Ander Herrera comemora com Messi no empate do PSG com o Club Brugge — Foto: KENZO TRIBOUILLARD / AFP

Os espanhóis artilheiros vieram de cinco equipes diferentes. Ander Herrera fez o gol do empate do PSG diante do Club Brugge, enquanto Morata carimbou as redes do Malmö, nos 3 a 0 da Juventus fora de casa. O volante Manu Triguerosanotou um dos gols do Villarreal nos 2 a 2 com a Atalanta, e o meia Brahim Díazdeixou o seu, mas não evitou a derrota por 3 a 2 do Milan para o Liverpool. Por fim, o zagueiro Francisco Montero, vendido recentemente ao Besiktas pelo Atlético de Madrid, marcou o gol de honra na derrota de 2 a 1 para o Borussia Dortmund.

Estranhou a Costa do Marfim em segundo? Pois é, o centroavante Sébastien Haller (não confundir com Haaland, ok?) não poupou o Sporting na partida de estreia e marcou logo quatro gols pelo Ajax na goleada por 5 a 1, em Portugal. O detalhe é que Haller, de 27 anos, defendeu as seleções de base da França, país onde nasceu, do sub-16 ao sub-21, mas optou em 2020 por jogar pelo time principal da Costa do Marfim, nacionalidade que possui por ser a terra de sua mãe. Portanto, aqui em nossa lista, Haller representa a nação africana.

O Brasil largou em terceiro na lista, com gols de Alex Sandro, que abriu caminho para a vitória da Juventus; Rodrygo, autor do gol único do Real Madrid, em jogo duro contra a Internazionale (1 a 0); e Gabriel Jesus, que deu números finais aos 6 a 3 do Manchester City sobre o RB Leipzig, partida que rendeu destaque ao derrotado Christopher Nkunku, pelos três gols marcados – os três da França até o momento.

Neymar, por sua vez, passou em branco, assim como Messi, em dia de estreia do trio MMN como titular. O Paris não venceu e ainda perdeu Mbappélesionado, aos 5 minutos da etapa final. Maior artilheiro da história da Liga, Cristiano Ronaldo reestreou pelo Manchester United com gol e derrota para o Young Boys, da Suíça. Já o polonês Lewandowski marcou dois gols no triunfo categórico do Bayern sobre o Barcelona, por 3 a 0, na Espanha.

Falamos de Haller, mas e o Haaland, não fez gol? Mas é claro, o norueguês não decepciona. Foi dele o gol da vitória do Borussia Dortmund sobre o Besiktas. Como o atacante anotou apenas um, a Noruega não chegou a entrar no Top 10 – ao menos por enquanto…

Bellingham e Haaland comemoram gol do Borussia Dortmund sobre o Besiktas — Foto: Alex Grimm/Getty Images

Bellingham e Haaland comemoram gol do Borussia Dortmund sobre o Besiktas — Foto: Alex Grimm/Getty Images

Artilheiros da Liga dos Campeões 2021/22:
1. Haller (Ajax) – 4 gols
2. Nkunku (RB Leipzig) – 3 gols
3. Lewandowski (Bayern de Munique) – 2 gols

Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente. Exemplo: Thiago Alcântara (Liverpool) é filho do brasileiro Mazinho, nasceu na Itália e defende a Espanha. Portanto, se marcar na edição atual, entrará na estatística espanhola.

.

.

.

 Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias