VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA -

Redação Publicado em 17/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h04

TODO PODEROSO
O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, é o único, segundo a Constituição Federal de 1988, que pode denunciar o Presidente Jair Bolsonaro por eventuais crimes ao STF. Em função do foro privilegiado do Presidente da República, Aras tem sido visto como o grande poderoso da República nesse momento em que inquéritos importantes estão em andamento.

STF É LOGO ALI
O PGR, Augusto Aras, é visto como um jurista sério, e vem atuando tentando se equilibrar entre agradar Bolsonaro, quem o indicou ao posto, e atender a pressões da opinião pública, de ministros do STF e de dentro da própria categoria. Além disso, tenta ganhar a simpatia de Bolsonaro para uma cadeira na Suprema Corte.

A QUARTA CADEIRA
Depois da saída de Mandetta, Moro e Teich durante a pandemia, a bolsa de apostas em Brasília tem Paulo Guedes, Tereza Cristina e Regina Duarte como as próximas saídas.

PAULO GUEDES
Na saída da pataquada reunião em que levou empresários ao STF, Bolsonaro afirmou com todas as letras que segue “a cartilha de Paulo Guedes na economia. Não é de maneira cega, não. É de maneira consciente e com razão. Se ele acha que deve ser vetado esse dispositivo, assim será feito.”, disse o presidente. Mas já tem demonstrado atos que pode recuar dessa decisão e sancionar a possibilidade de aumento ao funcionalismo público no momento em que milhões de brasileiros na iniciativa privada estão perdendo seus empregos. Aliás, em coletiva na última sexta-feira no Palácio do Planalto, Guedes reafirmou: “Por favor, não assaltem o Brasil”. Guedes fica se Bolsonaro recuar?

TEREZA CRISTINA
A Ministra da Agricultura tem se incomodado bastante com a postura anti-China da ala ideológica de apoio a Bolsonaro. Vista como um pilar importante do agronegócio brasileiro com apoio irrestrito das entidades do setor, a possível saída da ministra tem sido um dos grandes comentários nos corredores da Esplanada dos Ministérios e do Planalto. Fontes palacianas negam qualquer atrito, mas sabe-se que a ministra cobrou do Presidente Bolsonaro uma postura mais adequada frente ao principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro.

REGINA DUARTE
Para muitos, a ex-atriz e atual Secretária Nacional de Cultura já está fazendo hora-extra no comando da pasta. Fritada publicamente por membros do Planalto e pelo próprio Presidente da República, teve nesse sábado (16) a demissão do seu braço direito publicada no Diário Oficial e assinada pelo Ministro Chefe da Casa Civil, Braga Netto. Agora aguardar os próximos capítulos da novela com Regina Duarte.

PRÓXIMO MINISTRO DA SAÚDE
A saída de Nelson Teich ficou comprovadamente marcada pela discordância do uso da Hidroxicloroquina no tratamento de COVID-19, além do desprestígio do Planalto a ele na tomada de decisões que impactam a pasta. Teich se incomodou com a postura e resolveu sair sem expor Bolsonaro. Mas candidatos não faltam para a pasta. Ricardo Barros, integrante do Centrão, e ex-Ministro da Saúde no Governo Temer, já se candidatou ao posto. Barros é engenheiro e não médico e por isso não teria dificuldades de atender as recomendações sanitárias de Bolsonaro sem colocar em xeque sua biografia, como aconteceu com Mandetta e Teich. Além dele, circula nas redes sociais um vídeo em que Doctor Rey ou Doutor Hollywood pede a Bolsonaro que o nomeie como Ministro da Saúde, dizendo que tem as soluções para combater a pandemia, inclusive na economia. Guedes que se cuide.

VALE A PENA VER DE NOVO
Após a seletíssima sessão da tarde, na qual o vídeo da reunião ministerial foi assistida por investigadores da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, o inquérito sobre a denúncia de interferência de Bolsonaro na PF ganha contornos mais sérios. Após os depoimentos dos ministros palacianos da ala militar, ficou claro que a estratégia de defesa do Presidente é arriscada e frágil. Resta saber qual será o entendimento dos investigadores.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Leia também