‘Virada da Vacina’ em SP visa jovens de 18 a 21 anos

Na sexta, 88% dos postos de vacinação da cidade estavam a vacina para aplicar a segunda dose. Segundo o prefeito afirmou em coletiva na noite deste sábado,

sp -

Redação Publicado em 15/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h01

A cidade de São Paulo faz neste final de semana a “Virada da Vacina” contra a Covid-19 para imunizar jovens de 18 a 21 anos. A ação, que começou às 7h deste sábado (15), ocorre em 13 pontos de vacinação drive-thru e em 3 megapostos ininterruptamente até as 17h deste domingo (15).

O objetivo é vacinar 600 mil jovens. Até as 17h30 deste sábado, foram aplicadas 238.842 doses de vacinas, sendo 188.136 primeiras doses, 50.699 segundas doses e sete doses únicas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

Com essas aplicações, a capital chegou a 96,1% da população adulta vacinada com a primeira dose e 40,5% com a segunda dose ou dose única. O sábado registrou também o recorde de aplicações da vacina num único dia: foram 238 mil até as 17h30.

Por volta das 19h, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou ao drive-thru do Anhembi para acompanhar o início da vacinação do público de 18 e 19 anos. Com ele, estavam também o secretário da Saúde da capital, Edson Aparecido, o vice-governador, Rodrigo Garcia, e Tomás Covas, filho do prefeito Bruno Covas. Tomás tem 16 anos e ainda não pôde ser imunizado.

Aglomeração no drive-thru do Anhembi, após a chegada do prefeito Ricardo Nunes — Foto: Walace Lara/TV Globo

A chegada das autoridades provocou aglomeração ao ponto de vacinação. Em nota, a prefeitura afirmou que “todos os presentes usando máscara e ao ar livre, cumprindo os protocolos recomendados”.

Além da aplicação da primeira dose no público-alvo, a Prefeitura de São Paulo também aplica a segunda dose da vacina AstraZeneca neste fim de semana, já que muitas pessoas não conseguiram se vacinar entre quinta (12) e sexta (13) por falta de doses do imunizante. A vacinação para a segunda dose acontece em todas as UBS e AMAs da cidade, no sábado e no domingo, das 8h às 17h.

Na sexta, 88% dos postos de vacinação da cidade estavam a vacina para aplicar a segunda dose. Segundo o prefeito afirmou em coletiva na noite deste sábado, após a chegada de 210 mil doses de AstraZeneca à cidade, não há mais desabastecimento e todos os imunizantes estão disponíveis.

Para se imunizar é obrigatório apresentar comprovante de residência na capital e um documento de identificação.

Artistas animam manhã fria em SP durante virada da vacina — Foto: Reprodução/TV Globo

Atrações

DJs de blocos de Carnaval como Minhoqueens e Domingo Ela Não Vai tocam na Virada para estimular a presença dos jovens. “Tenho a convicção de que todo mundo tem que se vacinar independente do fabricante, da forma como foi fabricada, acho que todo mundo tem que se vacinar, e eu acho super bacana esse incentivo do governo de estar gerando um ambiente mais atrativo pra todo mundo, mas o foco é a vacina com certeza”, afirmou Kenzo Bernardes, de 20 anos.

Jovem recebe a primeira dose da imunização contra a Covid-19 durante a Virada da Vacina no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da cidade de São Paulo — Foto: Celso Luix/Futura Press/Estadão Conteúdo

Além de música, foi preparada iluminação especial e intervenções. Segundo a Secretaria municipal da Cultura, durante as apresentações o público não poderá sair do carro, podendo curtir as apresentações somente durante a fila da vacinação.

De acordo com a pasta, a ação também serve “como amparo para coletivos culturais da cidade, duramente atingidos pela paralisação das atividades imposta pela pandemia desde 2020”.

Emanuelle Reis Novaes, de 20 anos, aprovou a ideia. “A gente chegou aqui e já escutou, eu pensei: ‘Não é possível que eles estão tocando!’ Achei muito legal isso, ficou um ambiente bem gostoso”, falou ela, que foi ao megaposto de Santo Amaro, na Zona Sul, e encontrou músicos de máscara tocando forró.

Vacinação em SP tem DJs e artistas — Foto: Reprodução/TV Globo

No drive-thru do Anhembi, apresentam-se os DJs do Minhoqueens Mama Darling (Fernando Magrin) e William Medeiros; do Agrada Gregos, Nathalia Takenobu, Dan Rodrigues e Diogo Rodrigues; e, do Desculpa Qualquer Coisa, a DJ Renata Corr. A apresentação teve início às 8h do sábado e vai até às 17h do dia 15.

No do Memorial da América Latina, apresentam-se os DJs de Pardieiro, Leandro Pardí, Brenda Ramos, Gustavo Oliveira e Adan Stoniker; e, do Samba do Sol, Marina Lopes e Ivan Mendes. As apresentações começaram às 8h do sábado e seguem as 22h; no domingo, das 9h às 17h.

DJ se apresenta durante virada da vacina em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Pontos de vacinação drive-thru da “Virada da Vacina”

Ponto drive-thru de vacinação contra Covid no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo — Foto: Alexandre Moreira

Zona Norte

Zona Sul

Leste

Oeste

Megapostos

Zona Sul

Zona Leste

Centro

DJs de coletivos confirmados na ação:

Calendário atualizado de vacinação na capital:

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos de vacinação contra Covid-19 que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Saúde SPDIÁRIO DIÁIRO DE SÃO PAULO

Leia também