Varíola dos Macacos

OMS pede que vacinas contra Varíola dos Macacos sejam disponibilizadas para uso emergencial

A doença tem tido números crescentes

A doença tem tido números crescentes - Imagem: Divulgação / Secretaria de Estado da Saúde

Gabriela Thier Publicado em 12/08/2024, às 15h29

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um documento oficial procurando facilitar o acesso das vacinas contra Varíola dos Macacos solicitando que os fabricantes entreguem pedidos de análise para o uso de doses em situações de emergência. 

O diretor geral da OMS chegou a anunciar em seu perfil no X, que convocou um comitê para avaliar o susto da doença, que tem tido números crescentes no continente africano e na República Democrática do Congo. Caso a recomendação seja seguida pelos fabricantes de vacina, o acesso ao imunizante deve ser agilizado.

I am convening the Emergency Committee regarding the upsurge of #mpox on Wednesday 14 August 2024.

The Committee will provide me with its views on whether the outbreak constitutes a public health emergency of international concern -- and if so, it will advise me on the temporary…

— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) August 10, 2024

O que é Varíola dos Macacos?

A Varíola dos Macacos é causada por um vírus que se espalha entre animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Erupções cutâneas ou lesões na pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza são os sintomas mais comuns.

Vacinação OMS Monkey Pox

Leia também