Susto!

Mulher relata reação agonizante após alongamento de unhas com gel

Ela fazia manicure com esmalte em gel regularmente, há anos

Mulher relata reação agonizante após alongamento de unhas com gel - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 09/05/2023, às 11h08

A inglesa Lisa Dewey, 36 anos, ficou praticamente impossibilitada de usar as mãos após sofrer uma reação alérgica ao alongamento de unhas com gel. A mulher fazia manicure com esmalte em gel regularmente, há anos. No entanto, após uma sessão no mês passado com alongamento em acrílico, ela ficou com os dedos "muito irritados".

Ao jornal britânico Daily Mail a mulher detalhou que, logo após sair da manicure, sentiu uma coceira intensa nos dedos e percebeu que suas unhas estavam roxas, se descamando e desprendendo dos dedos. Ela ainda revelou que mal conseguia mover as mãos e teve medo de perder os dedos.

Foi uma surpresa. Eu fiquei com medo de perder um dedo quando percebi que estava tudo roxo ao redor da unha. Tive medo de que estivesse sem oxigênio", disse a faxineira do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

De acordo com o jornal O Globo, ela foi diagnosticada com uma infecção bacteriana e fez tratamento com um creme esteróide e antibióticos de uso oral. Vale citar que a Associação Britânica de Dermatologistas tem alertado para um aumento no número de pessoas com reações alérgicas a unhas de acrílico e gel.

De acordo com a sociedade médica, a reação acontece quando a luz ultravioleta que 'seca' o esmalte não é usada por tempo suficiente, em procedimentos feito por manicures mal treinadas e kits caseiros. Isso pode fazer com que os produtos químicos dos esmaltes de gel, conhecidos como metacrilatos, vazem para a pele e causem a queda das unhas, erupções cutâneas e até dificuldades respiratórias, em casos graves.

Lisa Dewey unhas com gel Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

Leia também