Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante!

Fotógrafo decide arrancar os próprios dentes por motivo imperdoável

Ferdi começou a retirar os dentes por conta própria em 2020

Ferdi vive em Wakefield, no Reino Unido - Imagem: reprodução/Mirror
Ferdi vive em Wakefield, no Reino Unido - Imagem: reprodução/Mirror

Mateus Omena Publicado em 26/01/2023, às 11h54


Um homem que sofria de fortes dores nos dentes há anos tomou a decisão desesperada de arrancar cinco deles, após não conseguir consulta com o dentista.

Em entrevista ao jornal britânico Mirror, o fotógrafo Ferdi, de 51 anos, contou que há muito tempo vem tentando atendimento pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), no entanto nunca conseguiu a ajuda necessária, pois os atendentes afirmam que não dentistas disponíveis em sua cidade, Wakefield, e em outros locais próximos.

Ele também tentou recorrer às clínicas particulares, mas não tinha dinheiro suficiente para pagar o custo do tratamento, estimado em 16 mil libras (equivalente a pelo menos R$ 100 mil, na cotação atual).

Depois de anos de dores nos dentes e desgastes por soluções, o homem decidiu fazer a extração por conta própria. Ferdi relatou que arrancou o primeiro dente em 2020, no início da pandemia de covid-19, quando havia desistido de esperar por uma consulta com dentista pelo sistema público.

Para se livrar do incômodo de uma vez por todas, o fotógrafo usou objetos que tinha em casa, principalmente um alicate comum para fazer a extração do dente.

“Eu prendi o alicate no dente e comecei a puxar. A dor era simplesmente insuportável. [...] Eu pensei, "apenas continue puxando. Continue puxando". Então eu continuei puxando e foi uma agonia. [...] O alívio de retirá-lo foi simplesmente fenomenal”.

Ferdi admitiu que foi uma iniciativa arriscada, mas necessária para pôr fim ao seu sofrimento, tanto que disse a si mesmo que nunca mais faria aquilo. Contudo, os problemas em sua saúde bucal não pararam por ali, pois anos depois, ele acabou arrancando mais quatro dentes, por causa de novas dores.

Segundo o britânico, os primeiros dentes retirados estavam localizados na parte de trás da boca. As extrações mais recentes ocorreram na parte da frente. Ele também brincou que seu sorriso ficou parecido com o de "uma criança de dez anos".

Após se livrar da dor, o fotógrafo passou a enfrentar outras dificuldades diárias para comer adequadamente.

“Não consigo mastigar nada. Tento mastigar minha comida usando meus dentes da frente, o que obviamente não é uma boa ideia. Quero dizer, seus dois dentes da frente não são projetados para mastigar, mas é isso que estou fazendo, e é apenas um pesadelo”, lamentou.

Mesmo assim, ele continua à procura de um dentista, no entanto, ainda não encontrou nenhum profissional em um raio de 48 km, por meio do NHS. De qualquer modo, o tratamento pelas clínicas privadas continua bastante caro, o que deixa o fotógrafo em um beco sem saída.

Compartilhe  

últimas notícias