Estado de SP tem quase 6 mil pacientes internados em UTI com Covid-19; total de hospitalizados passa de 12,7 mil

O número de pessoas internadas em leitos de UTI com suspeita ou confirmação de Covid-19 chegou a 5.958 no estado de São Paulo neste domingo (7), segundo os

SP -

Redação Publicado em 07/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h02

O número de pessoas internadas em leitos de UTI com suspeita ou confirmação de Covid-19 chegou a 5.958 no estado de São Paulo neste domingo (7), segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. O número segue acima do patamar de 5 mil internados há 35 dias consecutivos no estado.

Ao todo, há 12.778 pacientes com coronavírus internados em SP neste domingo, sendo 6.820 em enfermaria e 5.958 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

As internações por Covid-19, considerados tantos os leitos comuns como os de terapia intensiva, têm se mantido acima de 10 mil desde o início de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças. A última vez em que o estado tinha mais de 10 mil pacientes internados havia sido em 17 de setembro do ano passado.

Mortes e novos casos da doença

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizadas 69 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas no estado, elevando o total desde o início da pandemia para 54.614. Já o total de casos confirmados da doença subiu para 1.849.334, considerando os 4.251 novos registros nas últimas 24 horas.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para outro, mas, sim, que foram computados no sistema neste período. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e feriados, quando as equipes de saúde trabalham em esquema de plantão.

A média móvel diária de casos é de 10.281 neste domingo (7). O valor é -3% menor que o registrado há 14 dias, o que para especialistas também indica tendência de queda.

A média diária de casos está acima de 10 mil há trinta dias seguidos. O último registro de média móvel abaixo de 10 mil casos no estado era de 08 de janeiro.

Sistema de saúde de SP enfrenta as consequências das aglomerações de festas no fim de ano

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid no estado e na Grande São Paulo já se aproxima dos 70%.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

Neste domingo (7), a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em toda rede de saúde, incluindo serviços particulares e públicos, é de 65,8% na Grande São Paulo e de 67% no estado.

Fase amarela

Por causa da leve melhora dos números da Covid-19 nos últimos dias, o governo de São Paulo avançou nesta sexta-feira (5) seis regiões do estado para a fase amarela do plano da quarentena, em que comércio e restaurantes são permitidos a funcionar até 22h. A nova reclassificação do Plano São Paulo passa a valer já neste sábado (6).

Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande São Paulo – incluindo a capital -, Registro e Presidente Prudente foram para a fase amarela.

Barretos, Ribeirão Preto, Marilia e Taubaté passam para a fase laranja da proposta. Já a região de Araraquara regrediu para a vermelha, a mais restritiva, na qual permanecem Bauru e Franca.

Com isso, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão nas fases amarela e laranja do plano de flexibilização econômica (veja abaixo a classificação atual das regiões do estado).

Atualização do Plano São Paulo de 5 de fevereiro — Foto: Reprodução/Governo de SP

O que funciona na Fase Laranja

(Esta fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)

O que funciona na Fase Amarela

Serviços essenciais que podem funcionar na Fase Vermelha

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Saúde DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO

Leia também