Estado de SP alcança marca de 60% da população com esquema vacinal completo contra a Covid

O estado de São Paulo alcançou na manha desta quinta-feira (7) a marca de 60,03% da população total vacinada com as duas doses contra a Covid-19 ou com vacina

Estado de SP alcança marca de 60% da população com esquema vacinal completo contra a Covid -

Redação Publicado em 07/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h38

O estado de São Paulo alcançou na manha desta quinta-feira (7) a marca de 60,03% da população total vacinada com as duas doses contra a Covid-19 ou com vacina de dose única.

O valor chegou a ser comemorado pelo governo estadual durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta (6), horas antes de a marca ser de fato alcançada. O governador João Doria (PSDB) afirmou que o percentual de imunizados do estado supera o dos Estados Unidos e o da Europa.

“Além de liderar o ranking nacional, o estado de São Paulo está à frente nesse momento dos Estados Unidos e do continente europeu em relação ao percentual de pessoas totalmente vacinadas. Segundo dados da plataforma da Universidade de Oxford, que mede as taxas de vacinação em todo mundo, o índice de 60% de SP supera o 55% dos EUA e os 52% da média geral dos 50 países do continente europeu”, disse o governador.

Segundo dados do Vacinômetro atualizados até as 8h57 desta quinta (7) foram aplicadas 65,6 milhões de doses no estado, o que representa:

Ainda há 3,8 milhões de pessoas com dose atrasada no estado.

Monica Calazans

A enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa no Brasil a ser vacinada contra a Covid-19, recebeu nesta quarta-feira (6) a dose de reforço contra a doença.

A profissional do Hospital das Clínicas foi imunizada com a primeira dose de CoronaVac no dia 17 de janeiro, minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina no país.

O secretário estadual da Saúde Jean Gorinchteyn, que é médico, também recebeu a aplicação de reforço nesta quarta durante coletiva de imprensa do governo no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

O estado de São Paulo começou a aplicar na segunda-feira (4) a dose de reforço em profissionais de saúde e em idosos com mais de 60 anos. Para receber a nova dose, é necessário ter completado o esquema vacinal, ou seja, recebido as duas doses da vacina (ou dose única), há pelo menos seis meses.

A gestão estadual também divulgou o novo calendário de aplicação da dose de reforço. O cronograma considera como público-alvo o grupo que tomou a segunda dose dos imunizantes em abril.

.

.

.

.

G1

Saúde Vacinação COVID

Leia também