Medida atinge produtos das farmacêuticas União Química, Hypofarma e Equiplex, que não poderão mais ser comercializados ou utilizados
Julio Cezar Souza Publicado em 18/06/2026, às 10h10
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição e uso de três lotes de medicamentos após a identificação de problemas de qualidade que podem representar riscos aos pacientes.
A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União e envolve produtos fabricados pelas empresas União Química, Hypofarma e Equiplex.
No caso do antibiótico injetável Polycid, da União Química, o recolhimento do lote 2519879 foi iniciado voluntariamente pela própria fabricante. A medida ocorreu após a identificação de um fragmento de vidro no interior de um frasco-ampola íntegro do medicamento.
Já o lote 24101854 do Fosfato de Clindamicina, antibiótico injetável produzido pela Hypofarma, teve sua comercialização suspensa após a confirmação de desvios de qualidade. Segundo a Anvisa, foram constatadas alterações como coloração amarelada da solução, presença de corpos estranhos e formação de precipitados em ampolas lacradas.
A agência também determinou o recolhimento do lote 2513588 da Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio da Equiplex, utilizada para administração intravenosa. Embora a resolução não detalhe a irregularidade identificada, a Anvisa informou que houve confirmação de não conformidade com os padrões exigidos pelas normas de fabricação.
Com a publicação da medida, os três lotes ficam proibidos para comercialização, distribuição e utilização em todo o território nacional, devendo ser retirados do mercado.
A Anvisa alerta que medicamentos injetáveis com partículas, fragmentos ou alterações físico-químicas podem causar reações adversas graves, incluindo processos inflamatórios, infecções e outras complicações decorrentes da introdução de materiais estranhos diretamente na corrente sanguínea.
Até o momento, as empresas União Química, Hypofarma e Equiplex não haviam se manifestado publicamente sobre as determinações.
Lotes Afetados pelo recolhimento determinado pela Anvisa