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Descubra e aplique os segredos do sucesso dos melhores palestrantes

Os segredos do sucesso dos melhores palestrantes - Imagem: Reprodução | Freepik

Reinaldo Polito Publicado em 05/10/2024, às 19h02

Estou há cinco décadas na estrada como professor de oratória e palestrante. Nesses anos, tive a sorte de conhecer os melhores e mais bem-sucedidos oradores do país.

Esses mestres do palco nos deram os melhores exemplos, aplicáveis tanto diante de plateias quanto, principalmente, no dia a dia. As mesmas técnicas usadas por eles podem ser adaptadas, com pequenas modificações, na vida corporativa e no relacionamento social.

A primeira e das mais importantes lições é que não há um palestrante igual ao outro. Cada um encanta os ouvintes com seu próprio jeito de ser. No início, há um processo de imitação, motivado pela admiração aos que serviram de referência; com o tempo, cada um encontra seu próprio estilo.

A pergunta é: o que esses palestrantes fazem de tão excepcional para ter tanto sucesso? Por que as empresas decidem tomar o tempo de seus colaboradores e investir vultosas cifras para ouvi-los por cerca de uma hora e meia? Será que há segredos que podemos desvendar e aplicar em nossas próprias apresentações? 

Sim, há. Devido à nossa amizade e estreito relacionamento, aproveitei para perguntar quais eram esses “segredos”. Fiz essa pesquisa pessoal com vinte dos melhores deles. Questionei a respeito dos métodos que utilizavam e que carta guardam na manga para serem vitoriosos. Não se furtaram a dar respostas e “ensinaram” o que sabiam:

1 – Valorizam os ouvintes. Todos eles foram unânimes em revelar que levam em consideração o perfil, as necessidades e aspirações do público. Procuram descobrir, em detalhes, quem estará presente no auditório e o que esperam da sua mensagem.

2 – Começam conquistando. Dedicam os maiores esforços para conquistar a plateia já nas primeiras palavras. Dizem que o público só acompanhará com interesse a mensagem quando estiver atento e benevolente.

3 – Exploram o humor. Todos eles sabem utilizar a presença de espírito para tornar seus discursos mais leves e atraentes. Dependendo do tipo de evento, esse humor pode ser mais discreto ou espalhafatoso. Fazem de tudo para que o resultado seja positivo. Se contam piadas, garantem que sejam inéditas e bem-contextualizadas.

4 - Contam histórias. Não há um palestrante bem-sucedido, de agenda lotada e bem-remunerado que não seja também um bom contador de histórias. Todos sabem e gostam de contar histórias. Alguns deles confessaram que se não conhecem uma boa história verdadeira, não hesitam em inventar uma que ajude os ouvintes a compreender e se interessar pela mensagem.

5 – Fazem adaptações. Embora se dediquem com esmero para saber cada passo do que devem falar, se perceberem, pela reação dos ouvintes, que se equivocaram em algum detalhe, rapidamente ajustam o que haviam preparado para se adequar à nova realidade.

6 – Usam recursos visuais. Quase todos se valiam de recursos visuais. Usavam filmes, músicas para esclarecer, ilustrar, tornar claro o que transmitiam. Observe que os verbos estão no pretérito, pois muitos deles, a maioria, resolveram abandonar os visuais. Optam por maior liberdade para interagir diretamente com o público, sem depender do apoio das projeções.

7 - Mudam. Não se limitam a uma única apresentação a vida toda. Observam o que ainda funciona e o que já não dá mais resultado, e, sem hesitação, mudam, lançam mão de novos recursos. Parece tão simples e óbvio, mas quantos oradores continuam insistindo nos mesmos erros por falta de iniciativa para promover mudanças. O humor de dez ou 20 anos atrás pode não dar mais certo hoje.

8 - Mantém o foco. Esse é um exercício difícil. Com a fama, surgem convites para abordar uma ampla variedade de temas. Não é fácil resistir à tentação. Bastaria estudar um pouco o assunto proposto, usar sua habilidade de oradores e a palestra estaria montada. Após algum tempo, todavia, quem se apresenta com esse descompromisso pode perder o foco. E quem fala sobre tudo acaba não sendo referência em nada.

9 – Conhecem o caminho. Organizam o raciocínio com precisão quase matemática. Conhecem cada passo e etapa a seguir, do início à conclusão. Dessa forma, conseguem cumprir os horários que lhes são atribuídos e colaboram para o sucesso e a organização dos eventos de que participam.

10 - Dão show. O conteúdo é fundamental. É o que existe de mais importante em uma apresentação. Se o palestrante, todavia, se preocupar apenas com o conteúdo correrá grande risco de fracassar. A mensagem em si não resiste a um voo solo, precisa ser regada de espetáculo, tornando assim a apresentação irresistível e memorável.

Reinaldo Polito RELACIONAMENTO SOCIAL VIDA CORPORATIVA

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